Interpretação de texto: A reunião geral dos ratos – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a reunião geral dos ratos. Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Será que eles conseguiram solucionar o problema? Vamos descobrir? Então, leia com atenção a história! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A reunião geral dos ratos

    Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno.

    Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato. Assim, sempre que o gato chegasse perto, eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido.

    Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. Ele falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem iria pendurar a sineta no pescoço do gato?

    Moral: Inventar é uma coisa, fazer é outra.

Esopo. Disponível em: <https://www.metaforas.com.br/infantis/2004-07-23/a-reuniao-geral-dos-ratos.htm>.
(Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Releia:

 “Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno.”

A que eterno transtorno o texto se refere?

 

 Questão 3 – O trecho “Muitos planos foram discutidos e abandonados.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Observe:

“No fim, um rato jovem levantou-se e deu a ideia de pendurar uma sineta no pescoço do gato.”

Nessa passagem, o vocábulo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

Questão 5 – No fragmento “Assim, sempre que o gato chegasse perto, eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Na parte “Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido.”, os dois-pontos anunciam:

(     ) um exemplo do fato citado anteriormente.

(     ) uma correção do fato citado anteriormente.

(     ) uma explicação do fato citado anteriormente.

 

Questão 7 – No segmento “Ele falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 8 – O questionamento “[…] quem iria pendurar a sineta no pescoço do gato?” foi feito:

(     ) pelo rato jovem.

(     ) pelo rato velho.

(     ) pelo narrador da história.

 

Questão 9 – Pela leitura do fim da história, pode-se afirmar que:

(     ) o problema dos ratos foi resolvido.

(     ) o problema dos ratos não foi resolvido.

(     ) o problema dos ratos foi parcialmente resolvido.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: