Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o planeta Marte. Esse planeta tem duas luas, com nomes de assustar: Fobos (que significa medo) e Deimos (que quer dizer pânico), herdados dos cavalos que puxavam a carruagem do deus Marte. Vamos conhecer melhor Marte? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Marte – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Marte – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Marte – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Marte
Marte recebeu o nome do deus romano da guerra, talvez devido a sua cor avermelhada que lembra o sangue. Esse planeta tem duas luas, com nomes de assustar: Fobos (que significa medo) e Deimos (que quer dizer pânico), herdados dos cavalos que puxavam a carruagem do deus Marte.
Como a Terra, Marte possui uma camada de gelo nos seus polos, composto principalmente por “gelo seco” – gás carbônico congelado, como aquele utilizado para conservar os picolés vendidos em isopores –, além de um pouco de “gelo de água”. O planeta também apresenta vulcões extintos, vales, montanhas, planaltos e possui estações do ano, embora as marcianas sejam duas vezes mais longas do que as terrestres. Localizado em Marte, o Monte Olimpo é o maior vulcão conhecido do Sistema Solar: ele é três vezes mais alto que o Everest, a maior montanha da Terra, que tem oito mil metros de altitude.
Marte é um planeta rochoso, seco e que às vezes enfrenta tempestades de areia, que formam dunas gigantes. Para pisar nesse planeta, será preciso criar naves espaciais mais rápidas do que as atuais. Hoje, chegar a Marte demoraria, no mínimo, seis meses. Ficar tanto tempo no espaço poderia causar danos graves ao organismo dos astronautas.
Várias sondas pousaram recentemente na superfície marciana e há fortes indícios de que já houve água líquida em Marte. Mas ainda se investiga a possibilidade de ter havido algum tipo de vida primitiva no planeta.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 165. Jan./Fev. 2006. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia o princípio do texto:
“Marte recebeu o nome do deus romano da guerra, talvez devido a sua cor avermelhada que lembra o sangue.”
O fragmento destacado expõe:
( ) uma certeza.
( ) uma hipótese.
( ) uma recomendação.
Questão 2 – No segmento “Como a Terra, Marte possui uma camada de gelo nos seus polos […]”, o termo “Como” foi usado para:
( ) introduzir um exemplo.
( ) exprimir uma conclusão.
( ) estabelecer uma comparação.
Questão 3 – Levando em consideração as informações presentes no texto, preencha o espaço indicado na frase a seguir:
“As _________________________ marcianas são duas vezes mais longas do que as terrestres.”
Questão 4 – Na passagem “[…] ele é três vezes mais alto que o Everest […]”, o autor refere-se:
( ) ao planeta Marte.
( ) ao Monte Olimpo.
( ) ao Sistema Solar.
Questão 5 – O trecho “Marte é um planeta rochoso, seco […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – Na parte “Várias sondas pousaram recentemente na superfície marciana […]”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – De acordo com o texto, “há fortes indícios de que já houve água líquida em Marte”. O que significa “indícios”?
( ) “sinais”.
( ) “alertas”.
( ) “contradições”.
Questão 8 – O texto sobre o planeta Marte tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.