Início Série5º ano Interpretação de texto: Filtro de agua movido a energia solar – 5º ano

Interpretação de texto: Filtro de agua movido a energia solar – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o filtro de água movido a energia solar. Vamos conhecer esse equipamento criado por um empreendedor do Paquistão? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF15LP04, EF35LP03, EF35LP04 e EF35LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Filtro de água movido a energia solar abastece comunidades rurais

Equipamento foi desenvolvido por empresário paquistanês e inclui sistema de bombeamento que capta o insumo de aquíferos subterrâneos.

    2,1 bilhões de pessoas não dispõem de água potável. Para combater o problema, um empreendedor paquistanês criou um filtro de água movido a energia solar. E que é portátil.

    O sistema não só filtra o líquido. Ele o capta de aquíferos subterrâneos por meio de bombas, que são alimentadas pela energia do Sol.

    O aparato consiste de uma caixa de metal de três metros de comprimento. Isso o torna facilmente transportável para comunidades distantes sem água para beber, como as rurais do Paquistão.

    Foi em 2014 que Hamza Farrukh fundou a organização sem fins lucrativos Bondh E Shams. Em português, a expressão significa “Gotículas ao Sol”.

    Cada um dos equipamentos que fabrica opera por mais de 20 anos na extração e como filtro de água movido a energia solar. O sistema custa US$ 10 mil.

    Nos cálculos de Farrukh, o fornecimento de água potável com o uso desse aparelho é 3.567 vezes mais barato do que o de água engarrafada, considerando um prazo de 25 anos.

    Além disso, é preciso destacar a eliminação da necessidade do uso de garrafas plásticas no abastecimento pelo sistema do empreendedor paquistanês.

    Aliás, Farrukh sabe bem com que tipo de problema está lidando. Afinal, aos 9 anos, contraiu febre tifoide na aldeia em que vivia, devido a uma fonte de água contaminada.

    Atualmente, a Bondh E Shams atua em 13 vilarejos remotos do Paquistão. Nessas localidades, reduziu em 25% o número de casos de doenças transmitidas pela água.

    Também contribuiu para uma melhoria de 17% nas taxas de alfabetização nessas regiões. Não é para menos: em vez de ajudarem a coletar água de poços longínquos, caminhando por horas, as crianças dos vilarejos agora vão para a escola.

    A organização de Farrukh conta com cerca de 100 voluntários em três continentes. E pretende ampliar seu campo de atuação.

Disponível em: <https://catracalivre.com.br/as-melhores-solucoes-sustentaveis/filtro-de-agua-movido-a-energia-solar-abastece-comunidades-rurais/>. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Segundo o texto, “um empreendedor paquistanês criou um filtro de água movido a energia solar”. Qual a finalidade da criação desse equipamento?

 

 

Questão 2 – No segundo parágrafo, o texto:

(     ) faz um comentário.

(     ) dá uma explicação.

(     ) propõe uma reflexão.

 

Questão 3 – O que torna o equipamento “facilmente transportável para comunidades distantes sem água para beber, como as rurais do Paquistão”?

 

 

Questão 4 – A parte “Foi em 2014 que Hamza Farrukh fundou a organização […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

“Cada um dos equipamentos que fabrica opera por mais de 20 anos na extração e como filtro de água movido a energia solar.”

 

Questão 6 – O texto revela que Hamza Farrukh, criador do filtro movido a energia solar, “sabe bem com que tipo de problema está lidando”. Por quê?

 

 

Questão 7 – Onde a organização de Farrukh “reduziu em 25% o número de casos de doenças transmitidas pela água”?

 

 

Questão 8 – De acordo com o texto, o equipamento ajudou também a melhorar as taxas de alfabetização nas regiões atendidas. Explique:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário