Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o filtro de água movido a energia solar. Vamos conhecer esse equipamento criado por um empreendedor do Paquistão? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF15LP04, EF35LP03, EF35LP04 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Filtro de agua movido a energia solar – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Filtro de agua movido a energia solar – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Filtro de agua movido a energia solar – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Filtro de água movido a energia solar abastece comunidades rurais
Equipamento foi desenvolvido por empresário paquistanês e inclui sistema de bombeamento que capta o insumo de aquíferos subterrâneos.
2,1 bilhões de pessoas não dispõem de água potável. Para combater o problema, um empreendedor paquistanês criou um filtro de água movido a energia solar. E que é portátil.
O sistema não só filtra o líquido. Ele o capta de aquíferos subterrâneos por meio de bombas, que são alimentadas pela energia do Sol.
O aparato consiste de uma caixa de metal de três metros de comprimento. Isso o torna facilmente transportável para comunidades distantes sem água para beber, como as rurais do Paquistão.
Foi em 2014 que Hamza Farrukh fundou a organização sem fins lucrativos Bondh E Shams. Em português, a expressão significa “Gotículas ao Sol”.
Cada um dos equipamentos que fabrica opera por mais de 20 anos na extração e como filtro de água movido a energia solar. O sistema custa US$ 10 mil.
Nos cálculos de Farrukh, o fornecimento de água potável com o uso desse aparelho é 3.567 vezes mais barato do que o de água engarrafada, considerando um prazo de 25 anos.
Além disso, é preciso destacar a eliminação da necessidade do uso de garrafas plásticas no abastecimento pelo sistema do empreendedor paquistanês.
Aliás, Farrukh sabe bem com que tipo de problema está lidando. Afinal, aos 9 anos, contraiu febre tifoide na aldeia em que vivia, devido a uma fonte de água contaminada.
Atualmente, a Bondh E Shams atua em 13 vilarejos remotos do Paquistão. Nessas localidades, reduziu em 25% o número de casos de doenças transmitidas pela água.
Também contribuiu para uma melhoria de 17% nas taxas de alfabetização nessas regiões. Não é para menos: em vez de ajudarem a coletar água de poços longínquos, caminhando por horas, as crianças dos vilarejos agora vão para a escola.
A organização de Farrukh conta com cerca de 100 voluntários em três continentes. E pretende ampliar seu campo de atuação.
Disponível em: <https://catracalivre.com.br/as-melhores-solucoes-sustentaveis/filtro-de-agua-movido-a-energia-solar-abastece-comunidades-rurais/>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Segundo o texto, “um empreendedor paquistanês criou um filtro de água movido a energia solar”. Qual a finalidade da criação desse equipamento?
Questão 2 – No segundo parágrafo, o texto:
( ) faz um comentário.
( ) dá uma explicação.
( ) propõe uma reflexão.
Questão 3 – O que torna o equipamento “facilmente transportável para comunidades distantes sem água para beber, como as rurais do Paquistão”?
Questão 4 – A parte “Foi em 2014 que Hamza Farrukh fundou a organização […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:
“Cada um dos equipamentos que fabrica opera por mais de 20 anos na extração e como filtro de água movido a energia solar.”
Questão 6 – O texto revela que Hamza Farrukh, criador do filtro movido a energia solar, “sabe bem com que tipo de problema está lidando”. Por quê?
Questão 7 – Onde a organização de Farrukh “reduziu em 25% o número de casos de doenças transmitidas pela água”?
Questão 8 – De acordo com o texto, o equipamento ajudou também a melhorar as taxas de alfabetização nas regiões atendidas. Explique:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.