Início Série7º ano Interpretação de texto: Festa junina – 7º ano

Interpretação de texto: Festa junina – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre festa junina. Quadrilhas, saborosas comidas, bandeirinhas, balões, fogueiras… Quem não gosta de festa junina, hein? Não há como não gostar, não é mesmo? Mas, você sabe a origem dessa tradicional festa? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

Festa Junina

    Vinte e quatro de junho é Dia de São João, data que deu origem às festas “joaninas” nos países europeus, chamadas assim em homenagem a esse santo da Igreja Católica. Trazidas pelos portugueses ao Brasil no período colonial (1500-1815), as festividades passaram a homenagear outros santos do mês de junho, como São Pedro (dia 29) e Santo Antônio (dia 13), e foram rebatizadas de “juninas”.

    Essas comemorações, contudo, começaram antes de a Igreja Católica existir. Na Europa, celebrações populares no campo eram comuns no dia 21 de junho, quando o Sol atinge o ponto mais próximo em relação à Terra, dando início à época mais quente do ano no hemisfério norte, o solstício de verão. O objetivo era celebrar o início das colheitas na região. Depois que o cristianismo surgiu, a festividade passou a fazer parte do calendário religioso.

    No Brasil, o dia marca o solstício de inverno, quando o Sol está mais distante do nosso planeta, na altura do hemisfério sul. Junho é também a época da colheita do milho, um dos principais ingredientes dos pratos juninos. Os indígenas brasileiros, por exemplo, já celebravam esse marco para a agricultura muito antes da chegada dos portugueses, com danças, cantos e muita comida à base de milho.

    Segundo evento mais festejado do país — perdendo apenas para o Carnaval — a festa junina no Brasil é repleta de danças, bandeirinhas, fogueiras, brincadeiras e comida típica. […]

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Segundo o texto, as festas juninas são chamadas de “joaninas”, nos países europeus, em homenagem a:

(     ) São João.

(     ) São Pedro.

(     ) Santo Antônio.

 

Questão 2 – Na passagem “Trazidas pelos portugueses ao Brasil no período colonial (1500-1815) […]”, o autor do texto cita o período colonial do Brasil. Escreva-o por extenso:

 R:

 

Questão 3 – No fragmento “[…] e foram rebatizadas de ‘juninas’.”, o prefixo “re” foi empregado para indicar um fato:

(     ) que se repetiu.

(     ) que se ampliou.

(     ) que se modificou.

 

Questão 4 – No período “Essas comemorações, contudo, começaram antes de a Igreja Católica existir.”, a palavra sublinhada exprime:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 5 – Releia este trecho:

“Depois que o cristianismo surgiu, a festividade passou a fazer parte do calendário religioso.”

A expressão “Depois que” estabelece entre os fatos uma relação de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – No segmento “[…] um dos principais ingredientes dos pratos juninos.”, a que ingrediente o texto se refere?

R:

 

Questão 7 – Em “Os indígenas brasileiros, por exemplo, já celebravam esse marco para a agricultura muito antes da chegada dos portugueses […]”, o verbo grifado expressa:

(     ) uma ação efêmera dos indígenas brasileiros muito antes da chegada dos portugueses.

(     ) uma ação contínua dos indígenas brasileiros muito antes da chegada dos portugueses.

(     ) uma ação esporádica dos indígenas brasileiros muito antes da chegada dos portugueses.

 

Questão 8 – Na parte “[…] a festa junina no Brasil é repleta de danças, bandeirinhas, fogueiras, brincadeiras e comida típica.”, as vírgulas sinalizam:

(     ) uma enumeração de elementos opostos.

(     ) uma enumeração de elementos alternados.

(     ) uma enumeração de elementos relacionados.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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