Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Esquadrilha da Fumaça. Ela tem o recorde da “Maior quantidade de aeronaves em um voo acrobático invertido desde 1996”! Saiba mais sobre isso, lendo com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04 e EF15LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Esquadrilha da Fumaça – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Esquadrilha da Fumaça – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Esquadrilha da Fumaça – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Esquadrilha da Fumaça recebe certificado durante visita do Guinness World Records
No dia 6 de abril, os representantes do Guinness World Records, Carlos Martinez e Ralph Hannah, visitaram a sede do Esquadrão de Demonstração Aérea, em Pirassununga (SP), e parabenizaram pessoalmente a equipe da Esquadrilha da Fumaça.
O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tem conquistado o recorde da “Maior quantidade de aeronaves em um voo acrobático invertido desde 1996”.
Em 1996, ano em que conquistaram o título pela primeira vez, o Esquadrão de Demonstração Aérea realizou a acrobacia com 10 aviões invertidos ao mesmo tempo. Depois em 2002, aumentaram o recorde para 11 e em 2006 para 12 aeronaves.
Durante a tentativa de recorde, foram utilizadas 12 aeronaves do modelo T-27 Tucano. As aeronaves realizaram um voo invertido e se mantiveram em formação por 30 segundos. O feito foi realizado sobre o aeródromo Campo Fontenelle, no Brasil.
O diretor da equipe da América Latina, Carlos Martinez, disse “estar muito feliz de ter tido a oportunidade de visitar pessoalmente a sede da famosa Esquadrilha da Fumaça e espera que o Esquadrão continue quebrando o seu próprio recorde”.
Disponível em: <https://www.guinnessworldrecords.com.br/news/2017/4/esquadilha-da-fumaca-recebe-certificado-durante-visita-do-guinness-world-records>. Publicado em: 21 de abril 2017. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
( ) notícia.
( ) crônica.
( ) entrevista.
Questão 2 – Em “No dia 6 de abril, os representantes do Guinness World Records, Carlos Martinez e Ralph Hannah, visitaram a sede do Esquadrão de Demonstração Aérea […]”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – No trecho “[…] parabenizaram pessoalmente a equipe da Esquadrilha da Fumaça.”, o vocábulo destacado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 4 – Segundo o texto, qual o recorde da Esquadrilha da Fumaça?
Questão 5 – O texto revela que “foram utilizadas 12 aeronaves do modelo T-27 Tucano”, em:
( ) 1996.
( ) 2002.
( ) 2006.
Questão 6 – Na passagem “As aeronaves realizaram um voo invertido e se mantiveram em formação por 30 segundos.”, o termo grifado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – Na frase “O feito foi realizado sobre o aeródromo Campo Fontenelle, no Brasil.”, a expressão sublinhada tem o mesmo sentido de:
( ) “A exibição”.
( ) “A façanha”.
( ) “A novidade”.
Questão 8 – Identifique a finalidade das aspas no último parágrafo do texto:
Questão 9 – Releia:
“[…] e espera que o Esquadrão continue quebrando o seu próprio recorde’.”
Nesse segmento, o diretor Carlos Martinez:
( ) dá uma sugestão.
( ) faz uma promessa.
( ) expressa um desejo.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.