Início Série5º ano Interpretação de texto: Esquadrilha da Fumaça – 5º ano

Interpretação de texto: Esquadrilha da Fumaça – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Esquadrilha da Fumaça. Ela tem o recorde da “Maior quantidade de aeronaves em um voo acrobático invertido desde 1996”! Saiba mais sobre isso, lendo com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04 e EF15LP05. 

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

 Esquadrilha da Fumaça recebe certificado durante visita do Guinness World Records

    No dia 6 de abril, os representantes do Guinness World Records, Carlos Martinez e Ralph Hannah, visitaram a sede do Esquadrão de Demonstração Aérea, em Pirassununga (SP), e parabenizaram pessoalmente a equipe da Esquadrilha da Fumaça.

    O Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, tem conquistado o recorde da “Maior quantidade de aeronaves em um voo acrobático invertido desde 1996”.

    Em 1996, ano em que conquistaram o título pela primeira vez, o Esquadrão de Demonstração Aérea realizou a acrobacia com 10 aviões invertidos ao mesmo tempo. Depois em 2002, aumentaram o recorde para 11 e em 2006 para 12 aeronaves. 

    Durante a tentativa de recorde, foram utilizadas 12 aeronaves do modelo T-27 Tucano. As aeronaves realizaram um voo invertido e se mantiveram em formação por 30 segundos. O feito foi realizado sobre o aeródromo Campo Fontenelle, no Brasil.

    O diretor da equipe da América Latina, Carlos Martinez, disse “estar muito feliz de ter tido a oportunidade de visitar pessoalmente a sede da famosa Esquadrilha da Fumaça e espera que o Esquadrão continue quebrando o seu próprio recorde”. 

Disponível em: <https://www.guinnessworldrecords.com.br/news/2017/4/esquadilha-da-fumaca-recebe-certificado-durante-visita-do-guinness-world-records>. Publicado em: 21 de abril 2017. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

(     ) notícia.

(     ) crônica.

(     ) entrevista.

 

Questão 2 – Em “No dia 6 de abril, os representantes do Guinness World Records, Carlos Martinez e Ralph Hannah, visitaram a sede do Esquadrão de Demonstração Aérea […]”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – No trecho “[…] parabenizaram pessoalmente a equipe da Esquadrilha da Fumaça.”, o vocábulo destacado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 4 – Segundo o texto, qual o recorde da Esquadrilha da Fumaça?

 

 

Questão 5 – O texto revela que “foram utilizadas 12 aeronaves do modelo T-27 Tucano”, em:

(     ) 1996.

(     ) 2002.

(     ) 2006.

 

Questão 6 – Na passagem “As aeronaves realizaram um voo invertido e se mantiveram em formação por 30 segundos.”, o termo grifado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – Na frase “O feito foi realizado sobre o aeródromo Campo Fontenelle, no Brasil.”, a expressão sublinhada tem o mesmo sentido de:

(     ) “A exibição”.

(     ) “A façanha”.

(     ) “A novidade”.

 

Questão 8 – Identifique a finalidade das aspas no último parágrafo do texto:

 

 

Questão 9 – Releia:

“[…] e espera que o Esquadrão continue quebrando o seu próprio recorde’.”

Nesse segmento, o diretor Carlos Martinez:

(     ) dá uma sugestão.

(     ) faz uma promessa.

(     ) expressa um desejo.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário