Início Série5º ano Interpretação de texto: Corujinha-do-mato – 5º ano

Interpretação de texto: Corujinha-do-mato – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a corujinha-do-mato. Ela tem hábitos estritamente noturnos e ocorre em todo o Brasil. Vamos conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Corujinha-do-mato

    Uma das espécies de corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas, a corujinha-do-mato tem hábitos estritamente noturnos e ocorre em todo o Brasil. Costumam ficar empoleiradas em árvores, pois são nelas que buscam abrigo e constroem ninhos.

    Essas corujas botam ovos de janeiro a julho e nidificam, utilizando ocos de árvores, buracos em cupinzeiros, pilares ocos de tijolos nas casas, buracos no telhado de casas abandonadas e até em buracos feitos por pica-paus.

    A espécie é menor do que a coruja-buraqueira. […] Chama a atenção por suas duas “orelhas” nos lados da cabeça. Os olhos são amarelados destacados na face cinza-claro. Possuem o peito cinza com rajados escuros e verticais sobre finas listras transversais e o dorso cinza-amarronzado com bolas e rajas escuras.

    A corujinha-do-mato se alimenta de artrópodes como gafanhotos, aranhas, escorpiões e mariposas. Embora seja menos frequente em sua dieta, ela também come pequenos vertebrados como camundongos, morcegos, rãs e minhocas. A espécie captura a maioria das presas na folhagem, no chão ou em voo a partir de poleiros de observação.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/09/04/visitantes-corujinha-do-mato-e-periquitao-disputam-vaga-em-caixa-ninho-de-estudante-de-biologia.ghtml>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Uma das espécies de corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas […]”

A que espécie de coruja o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “Costumam ficar empoleiradas em árvores, pois são nelas que buscam abrigo e constroem ninhos.”, o termo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 3 – No trecho “Essas corujas botam ovos de janeiro a julho […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Em “A espécie é menor do que a coruja-buraqueira.”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) faz uma comparação.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 5 – Na parte “Chama a atenção por suas duas ‘orelhas’ nos lados da cabeça.”, o vocábulo “por” introduz:

(     ) um motivo.

(     ) uma hipótese.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Observe:

“Possuem o peito cinza com rajados escuros e verticais sobre finas listras transversais e o dorso cinza-amarronzado com bolas e rajas escuras.”

Esse fragmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – De acordo com o texto, a corujinha-do-mato alimenta-se principalmente de:

(     ) camundongos, morcegos, rãs e minhocas.

(     ) gafanhotos, aranhas, escorpiões e mariposas.

(     ) camundongos, morcegos, rãs, minhocas, gafanhotos, aranhas, escorpiões e mariposas.

 

Questão 8 – No segmento “A espécie captura a maioria das presas na folhagem, no chão ou em voo a partir de poleiros de observação.”, a palavra sublinhada expressa:

(     ) soma.

(     ) opção.

(     ) conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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