Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a corujinha-do-mato. Ela tem hábitos estritamente noturnos e ocorre em todo o Brasil. Vamos conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Corujinha-do-mato – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Corujinha-do-mato – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Corujinha-do-mato – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Corujinha-do-mato
Uma das espécies de corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas, a corujinha-do-mato tem hábitos estritamente noturnos e ocorre em todo o Brasil. Costumam ficar empoleiradas em árvores, pois são nelas que buscam abrigo e constroem ninhos.
Essas corujas botam ovos de janeiro a julho e nidificam, utilizando ocos de árvores, buracos em cupinzeiros, pilares ocos de tijolos nas casas, buracos no telhado de casas abandonadas e até em buracos feitos por pica-paus.
A espécie é menor do que a coruja-buraqueira. […] Chama a atenção por suas duas “orelhas” nos lados da cabeça. Os olhos são amarelados destacados na face cinza-claro. Possuem o peito cinza com rajados escuros e verticais sobre finas listras transversais e o dorso cinza-amarronzado com bolas e rajas escuras.
A corujinha-do-mato se alimenta de artrópodes como gafanhotos, aranhas, escorpiões e mariposas. Embora seja menos frequente em sua dieta, ela também come pequenos vertebrados como camundongos, morcegos, rãs e minhocas. A espécie captura a maioria das presas na folhagem, no chão ou em voo a partir de poleiros de observação.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/09/04/visitantes-corujinha-do-mato-e-periquitao-disputam-vaga-em-caixa-ninho-de-estudante-de-biologia.ghtml>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Uma das espécies de corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas […]”
A que espécie de coruja o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “Costumam ficar empoleiradas em árvores, pois são nelas que buscam abrigo e constroem ninhos.”, o termo destacado tem o mesmo sentido de:
( ) “mas”.
( ) “porque”.
( ) “portanto”.
Questão 3 – No trecho “Essas corujas botam ovos de janeiro a julho […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Em “A espécie é menor do que a coruja-buraqueira.”, o texto:
( ) dá um exemplo.
( ) faz uma comparação.
( ) expressa uma opinião.
Questão 5 – Na parte “Chama a atenção por suas duas ‘orelhas’ nos lados da cabeça.”, o vocábulo “por” introduz:
( ) um motivo.
( ) uma hipótese.
( ) uma consequência.
Questão 6 – Observe:
“Possuem o peito cinza com rajados escuros e verticais sobre finas listras transversais e o dorso cinza-amarronzado com bolas e rajas escuras.”
Esse fragmento:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – De acordo com o texto, a corujinha-do-mato alimenta-se principalmente de:
( ) camundongos, morcegos, rãs e minhocas.
( ) gafanhotos, aranhas, escorpiões e mariposas.
( ) camundongos, morcegos, rãs, minhocas, gafanhotos, aranhas, escorpiões e mariposas.
Questão 8 – No segmento “A espécie captura a maioria das presas na folhagem, no chão ou em voo a partir de poleiros de observação.”, a palavra sublinhada expressa:
( ) soma.
( ) opção.
( ) conclusão.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.