Atividade de interpretação do texto, indicada a alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto “A coruja e a águia”.
Esta atividade de português está disponível para download em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Atividade de interpretação de texto: A coruja e a águia – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de interpretação de texto: A coruja e a águia – 4º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de interpretação de texto: A coruja e a águia – 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A CORUJA E A ÁGUIA
CORUJA E ÁGUIA, DEPOIS DE MUITA BRIGA, RESOLVERAM FAZER AS PAZES.
– BASTA DE GUERRA – DISSE A CORUJA. O MUNDO É TÃO GRANDE, E TOLICE MAIOR QUE O MUNDO É ANDARMOS A COMER OS FILHOTES UMA DA OUTRA.
– PERFEITAMENTE – RESPONDEU A ÁGUIA. – TAMBÉM EU NÃO QUERO OUTRA COISA.
– NESSE CASO COMBINEMOS ISTO: DE ORA EM DIANTE NÃO COMERÁS NUNCA OS MEUS FILHOTES.
– MUITO BEM. MAS COMO POSSO DISTINGUIR OS TEUS FILHOTES?
– COISA FÁCIL. SEMPRE QUE ENCONTRARES UNS BORRACHOS LINDOS, BEM-FEITINHOS DE CORPO, ALEGRES, CHEIOS DE UMA GRAÇA ESPECIAL QUE NÃO EXISTE EM FILHOTE DE NENHUMA OUTRA AVE, JÁ SABES, SÃO OS MEUS.
– ESTÁ FEITO! – CONCLUIU A ÁGUIA.
DIAS DEPOIS, ANDANDO À CAÇA, A ÁGUIA ENCONTROU UM NINHO COM TRÊS MONSTRENGOS DENTRO, QUE PIAVAM DE BICO BEM ABERTO.
– HORRÍVEIS BICHOS! – DISSE ELA. VÊ-SE LOGO QUE NÃO SÃO OS FILHOS OS FILHOS DA CORUJA.
E COMEU-OS.
MAS ERAM OS FILHOS DA CORUJA. AO REGRESSAR À TOCA, A TRISTE MÃE CHOROU AMARGAMENTE O DESASTRE E FOI JUSTAR CONTAS COM A RAINHA DAS AVES.
– QUÊ? – DISSE ESTA ADMIRADA. ERAM TEUS FILHOS AQUELES MONSTRENGUINHOS? POIS, OLHA, NÃO SE PARECIAM NADA COM O RETRATO QUE DELES ME FIZESTE…
PARA RETRATO DE FILHO NINGUÉM ACREDITE EM PINTOR PAI.
LÁ DIZ O DITADO: QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE.
LOBATO, MONTEIRO. FÁBULAS. 4. ED. SÃO PAULO: CÍRCULO DO LIVRO, 1994. P 172
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
3) QUEM É O AUTOR DA HISTÓRIA?
4) QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
5) POR QUE A CORUJA E A ÁGUIA BRIGAVAM SEMPRE?
6) O QUE ELAS FIZERAM PARA TENTAR PARAR DE BRIGAR?
7) COMO A CORUJA DESCREVEU SEUS FILHOTES?
8) NO FIM ELAS PARARAM DE BRIGAR? POR QUÊ.
9) EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE”
10)FAÇA NO ESPAÇO ABAIXO UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:
Por ACESSABER
13 comentários
Qual é a resposta da 8 e da 9
Olá. as respostas estão no gabarito.
do 8 é não porque sem saber a Águia comeu os filhotes da coruja
sim porque quem foi errada nao foi quem a comeu mais sim a mae do filhote porque os descreveu errado
8) Não pararam. continuaram a devorar uma o filhote da outra.
9) Quando amamos muito uma coisa ou pessoa, não vemos defeitos; ao menos não focamos neles. Como diz o ditado, “o amor é cego”.
Gostei do material. Estou usando como atividades extras para meu filho.
qual é a resposta do 9 e do 10
Fala todas as respostas
Obrigada! Muito boa.Parabéns
muito boa as atividades.Parabéns.
Amei todas as atividades. Parabéns.
gostei muito das a.tividades
É muito legal esse conto