Início Atividades Interpretação de texto: A coruja e a águia – 4º ano

Interpretação de texto: A coruja e a águia – 4º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação do texto, indicada a alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto “A coruja e a águia”.

    Esta atividade de português está disponível para download em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida.

 

   Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A CORUJA E A ÁGUIA

   CORUJA E ÁGUIA, DEPOIS DE MUITA BRIGA, RESOLVERAM FAZER AS PAZES.

   – BASTA DE GUERRA – DISSE A CORUJA. O MUNDO É TÃO GRANDE, E TOLICE MAIOR QUE O MUNDO É ANDARMOS A COMER OS FILHOTES UMA DA OUTRA.

   – PERFEITAMENTE – RESPONDEU A ÁGUIA. – TAMBÉM EU NÃO QUERO OUTRA COISA.

   – NESSE CASO COMBINEMOS ISTO: DE ORA EM DIANTE NÃO COMERÁS NUNCA OS MEUS FILHOTES.

   – MUITO BEM. MAS COMO POSSO DISTINGUIR OS TEUS FILHOTES?

   – COISA FÁCIL. SEMPRE QUE ENCONTRARES UNS BORRACHOS LINDOS, BEM-FEITINHOS DE CORPO, ALEGRES, CHEIOS DE UMA GRAÇA ESPECIAL QUE NÃO EXISTE EM FILHOTE DE NENHUMA OUTRA AVE, JÁ SABES, SÃO OS MEUS.

   – ESTÁ FEITO! – CONCLUIU A ÁGUIA.

   DIAS DEPOIS, ANDANDO À CAÇA, A ÁGUIA ENCONTROU UM NINHO COM TRÊS MONSTRENGOS DENTRO, QUE PIAVAM DE BICO BEM ABERTO.

   – HORRÍVEIS BICHOS! – DISSE ELA. VÊ-SE LOGO QUE NÃO SÃO OS FILHOS OS FILHOS DA CORUJA.

   E COMEU-OS.

   MAS ERAM OS FILHOS DA CORUJA. AO REGRESSAR À TOCA, A TRISTE MÃE CHOROU AMARGAMENTE O DESASTRE E FOI JUSTAR CONTAS COM A RAINHA DAS AVES.

   – QUÊ? – DISSE ESTA ADMIRADA. ERAM TEUS FILHOS AQUELES MONSTRENGUINHOS? POIS, OLHA, NÃO SE PARECIAM NADA COM O RETRATO QUE DELES ME FIZESTE…

   PARA RETRATO DE FILHO NINGUÉM ACREDITE EM PINTOR PAI.

   LÁ DIZ O DITADO: QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE.

LOBATO, MONTEIRO. FÁBULAS. 4. ED. SÃO PAULO: CÍRCULO DO LIVRO, 1994. P 172

 

COMPREENSÃO DE TEXTO

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

 

2)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?

 

3)    QUEM É O AUTOR DA HISTÓRIA?

 

4)    QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?

 

5)    POR QUE A CORUJA E A ÁGUIA BRIGAVAM SEMPRE?

 

6)    O QUE ELAS FIZERAM PARA TENTAR PARAR DE BRIGAR?

 

7)    COMO A CORUJA DESCREVEU SEUS FILHOTES?

 

8)    NO FIM ELAS PARARAM DE BRIGAR? POR QUÊ.

 

9)    EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE”

 

10)FAÇA NO ESPAÇO ABAIXO UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:

 

 

 

Por ACESSABER

13 comentários

Luiz Fernando Zampaulo Nastaro 16 de setembro - 14:37

Qual é a resposta da 8 e da 9

Responder
acessaber 18 de setembro - 11:52

Olá. as respostas estão no gabarito.

Responder
Kennedy 21 de maio - 16:19

do 8 é não porque sem saber a Águia comeu os filhotes da coruja

Responder
nathan 12 de junho - 19:23

sim porque quem foi errada nao foi quem a comeu mais sim a mae do filhote porque os descreveu errado

Responder
paulo sergio pires 30 de setembro - 13:54

8) Não pararam. continuaram a devorar uma o filhote da outra.
9) Quando amamos muito uma coisa ou pessoa, não vemos defeitos; ao menos não focamos neles. Como diz o ditado, “o amor é cego”.

Responder
kleber Teixeira de Souza 16 de abril - 15:00

Gostei do material. Estou usando como atividades extras para meu filho.

Responder
Kennedy 21 de maio - 16:17

qual é a resposta do 9 e do 10

Responder
laura 13 de abril - 17:49

Fala todas as respostas

Responder
Ormanda Menezes da Silva 2 de maio - 13:26

Obrigada! Muito boa.Parabéns

Responder
Ormanda Menezes da Silva 2 de maio - 13:27

muito boa as atividades.Parabéns.

Responder
Noili Fontana da Silva 10 de maio - 22:23

Amei todas as atividades. Parabéns.

Responder
maria lucia leonardo de oliveira salinet. 8 de maio - 22:19

gostei muito das a.tividades

Responder
Mariana Cristina Da Silva 8 de julho - 12:59

É muito legal esse conto

Responder

Deixe um Comentário