Início Série5º ano Interpretação de texto: Caminheiro-dourado – 5º ano

Interpretação de texto: Caminheiro-dourado – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o caminheiro-dourado. Ele é uma pequena joia dos campos nativos do sul e sudeste do Brasil. Mas está ameaçado de extinção! Vamos saber a respeito desse fato tão preocupante? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

 

Ameaçado de extinção, caminheiro-dourado resiste à destruição dos campos nativos

Pesquisadores e observadores lutam para garantir a preservação da espécie, que sofre com o avanço da agricultura, mineração e especulação imobiliária.

    Discreto, encantador e dono de um canto peculiar, o caminheiro-dourado é uma pequena joia dos campos nativos do sul e sudeste do Brasil. Encontrado também no Paraguai, Uruguai e Argentina, essa ave de tons dourados e comportamento reservado desperta a curiosidade de pesquisadores e apaixonados pela natureza.

    Infelizmente, sua história é também um alerta: a espécie encontra-se ameaçada de extinção em nível global e nacional. Em São Paulo, já é considerado possivelmente extinto.

    De acordo com o biólogo Helberth Peixoto, vice-presidente da Ecoavis (Ecologia e Observação de Aves), o caminheiro-dourado é uma ave exclusiva de formações campestres naturais, como os pampas e os campos limpos do Cerrado, ecossistemas que estão desaparecendo rapidamente, devido ao avanço da agricultura, silvicultura, mineração, expansão urbana e até das pastagens formadas por capins exóticos.

    “Um complicador é que os campos nativos são geralmente negligenciados pela população em geral e até mesmo por órgãos públicos, sendo muitas vezes nem sequer identificados e reconhecidos como vegetação nativa, o que agrava ainda mais a situação. O cenário atual é de desaparecimento acelerado desses campos e, consequentemente, das aves que dependem deles”, explica Peixoto.

    A preservação da espécie depende da criação de políticas públicas voltadas à conservação dos campos nativos e do reconhecimento da importância desses ecossistemas para a biodiversidade brasileira.

    Atualmente, uma porcentagem pequena de campos nativos, onde a espécie vive, se encontra protegida em Unidades de Conservação. Além disso, ameaças como queimadas, que podem devastar seu habitat em poucas horas, e as especulações imobiliárias, colocam ainda mais em risco suas populações.

Fernanda Machado. Disponível em:<https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia>.
Publicado em: 18 de fevereiro de 2025. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – A autora do texto destaca que “pesquisadores e observadores lutam para garantir a preservação da espécie […]”. Qual espécie?

 

 

Questão 2 – Identifique o adjetivo que exprime uma opinião no texto:

(     ) “Discreto”.

(     ) “encantador”.

(     ) “peculiar”.

 

Questão 3 – A parte “[…] essa ave de tons dourados e comportamento reservado […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Segundo o texto, a história do caminheiro-dourado “é também um alerta”. Por quê?

 

 

Questão 5 – Na passagem “[…] ecossistemas que estão desaparecendo rapidamente, devido ao avanço da agricultura, silvicultura, mineração, expansão urbana […]”, a expressão grifada:

(     ) introduz causas.

(     ) indica condições.

(     ) aponta consequências.

 

Questão 6 – De acordo com o biólogo entrevistado, Helberth Peixoto, “os campos nativos são geralmente negligenciados”. O que isso quer dizer?

 

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir o vocábulo que assinala a ideia de soma:

“[…] depende da criação de políticas públicas voltadas à conservação dos campos nativos e do reconhecimento da importância desses ecossistemas para a biodiversidade brasileira.”

 

Questão 8 – Em “[…] podem devastar seu habitat em poucas horas […]”, o texto refere-se às:

(     ) “queimadas”.

(     ) “especulações imobiliárias”

(     ) “pastagens formadas por capins exóticos”.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário