Interpretação de texto: Biografia – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do 7º ano do ensino fundamental, sobre Mayana Zatz. Ela é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco. Vamos saber mais a respeito dela? Então, leia com atenção a biografia! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Mayana Zatz

    Mayana Zatz é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco.

    Nascida em Tel Aviv, Israel, em 1947, Mayana migrou com sua família para São Paulo quando tinha apenas 8 anos de idade. Desde criança, já se interessava por biologia e achava “o máximo essa coisa de ser cientista, os livros, as plantas e a genética”.

    Mayana cursou biologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde teve o primeiro contato com genética humana. Formou-se em 1968, e no ano seguinte iniciou um trabalho de aconselhamento genético de famílias portadoras de doenças neuromusculares.

    Ainda pela USP, tornou-se mestra e doutora em genética, em 1970 e em 1974, respectivamente. Entre 1975 e 1977, fez pós-doutorado pela Universidade da Califórnia (UCLA).

    De volta ao Brasil, Mayana fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM), entidade que proporciona mais qualidade de vida a centenas de pacientes e seus familiares, principalmente àqueles que possuem baixa renda familiar.

    Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1996, já ganhou vários prêmios e condecorações, tais como a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico, o Prêmio L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência, o Prêmio TWAS em Pesquisa Médica e o Prêmio México de Ciência e Tecnologia, entre outros.

    Hoje em dia, Mayana dirige o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-tronco na instituição. Entre suas valiosas contribuições científicas, estão a identificação e mapeamento de genes responsáveis por síndromes humanas raras.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

Questão 1 – Releia o primeiro parágrafo do texto:

“Mayana Zatz é uma bióloga molecular e geneticista conhecida em todo o mundo por suas pesquisas pioneiras nos campos de doenças neuromusculares e de células-tronco.”

 Agora, identifique a finalidade dessa parte do texto:

 

Questão 2 – As aspas foram usadas no texto para:

(     ) marcar uma citação.

(     ) evidenciar uma fala importante.

(     ) assinalar um fragmento informal.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] onde teve o primeiro contato com genética humana.”, o pronome “onde” retoma um lugar. Localize-o:

R:

 

Questão 4 – Escreva por extenso o ano em que Mayana Zatz “iniciou um trabalho de aconselhamento genético de famílias portadoras de doenças neuromusculares”:

R:

 

Questão 5 – De acordo com o texto, Mayana Zatz tornou-se, pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em genética:

(     ) em 1968.

(     ) em 1970.

(     ) em 1974.

 

Questão 6 – Em “[…] entidade que proporciona mais qualidade de vida a centenas de pacientes e seus familiares, principalmente àqueles que possuem baixa renda familiar.”, o texto refere-se:

(     ) à Universidade da Califórnia.

(     ) à Academia Brasileira de Ciências.

(     ) à Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM).

 

Questão 7 – No segmento “[…] já ganhou vários prêmios e condecorações, tais como a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico […]”, “tais como” introduz:

(     ) exemplos.

(     ) conclusões.

(     ) comparações.

 

Questão 8 – No período “Hoje em dia, Mayana dirige o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-tronco na instituição.”, a expressão destacada indica:

(     ) fim.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: