Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Ana Maria Machado. Vamos conhecer a trajetória dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP08, EF05LP09, EF05LP10 e EF05LP17.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Ana Maria Machado – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ana Maria Machado – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ana Maria Machado – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ana Maria Machado
Ana Maria Machado iniciou sua carreira como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e participou de exposições individuais e coletivas. Estudou Letras, foi professora em colégios e faculdades, e trabalhou em jornais e revistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Em janeiro de 1970, saiu do Brasil. Na Europa, trabalhou como jornalista na revista Elle, em Paris, e na rede BBC, em Londres. Tornou-se professora da Universidade Sorbonne. Foi aluna e orientanda do escritor Roland Barthes, tendo apresentado sua tese de doutorado na área de Linguística e Semiologia. O livro Recado do Nome, que trata da obra de João Guimarães Rosa, é resultado dessa tese.
Voltou ao Brasil no fim de 1972, quando começou a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio JB, onde foi chefe do setor de Radiojornalismo. Em 1978, recebeu o prêmio João-de-Barro pelo texto História Meio ao Contrário, que depois de editado recebeu o prêmio Jabuti. Abriu a primeira livraria infantojuvenil do país em 1979, a Malasartes, e a gerenciou por 18 anos. Ao mesmo tempo, foi desenvolvendo sua carreira de escritora e prosseguiu no jornalismo.
De tão premiada no Brasil e no exterior, acabou se tornando hors-concours do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1993, e do prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil, em 2006. Em 2000, recebeu o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura para crianças. Finalmente, em 2001, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lhe concedeu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra.
Em 2003, foi eleita para a cadeira número 1 da ABL, que presidiu de 2011 a 2013 e onde ainda hoje desenvolve intensa atividade de divulgação da literatura nacional.
Disponível em: <https://grupoeditorialglobal.com.br/autores/lista-de-autores/biografia/?id=978>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
( ) notícia.
( ) resumo.
( ) biografia.
Questão 2 – De acordo com o texto, Ana Maria Machado começou a carreira como:
( ) pintora.
( ) jornalista.
( ) professora.
Questão 3 – Grife a seguir o vocábulo que indica a soma de fatos:
“Estudou no Museu de Arte Moderna e participou de exposições individuais […]”
Questão 4 – Em “O livro Recado do Nome, que trata da obra de João Guimarães Rosa, é resultado dessa tese.”, a parte destacada:
( ) dá uma explicação.
( ) expressa uma opinião.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 5 – Segundo o texto, Ana Maria Machado “foi chefe do setor de Radiojornalismo”:
( ) na Rádio JB.
( ) na rede BBC.
( ) no Jornal do Brasil.
Questão 6 – Quando Ana Maria Machado “abriu a primeira livraria infantojuvenil do Brasil”?
( ) Em 1972.
( ) Em 1978.
( ) Em 1979.
Questão 7 – O texto conta que Ana Maria Machado recebeu o prêmio “considerado o Nobel da literatura para crianças”. Que prêmio é esse?
( ) o Machado de Assis.
( ) o Hans Christian Andersen.
( ) o Ibero-Americano de Literatura Infantil.
Questão 8 – O trecho “Em 2003, foi eleita para a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que presidiu de 2011 a 2013 […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.