Início Série5º ano Interpretação de texto: A Princesa e o Sapo – 5º ano

Interpretação de texto: A Princesa e o Sapo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre A Princesa e o Sapo. Vamos analisar o texto que nos apresenta esse filme? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07. 

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“A Princesa e o Sapo”

    Tiana é uma bela jovem que vive em Nova Orleans. Desde criança, ela sonha em ter um restaurante próprio, o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível.

    Para conseguir alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff, sua amiga de infância.

    Charlotte deseja conquistar o príncipe Naveen, que acaba de chegar à cidade. Entretanto, um incidente faz com que Tiana troque de roupa e, no quarto de Charlotte, use um de seus vestidos. É quando surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo à Tiana que lhe conceda um beijo, para que o feitiço nele aplicado seja quebrado.

    De início, ela acha a ideia repugnante, mas aceita ao receber a promessa do príncipe de que lhe conseguirá a quantia necessária para o aluguel. Só que, ao beijá-lo, em vez de ele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.

Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-129003/>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) um resumo.

 

Questão 2 – O trecho “Tiana é uma bela jovem que vive em Nova Orleans.”:

(     ) dá uma explicação.

(     ) faz uma apresentação.

(     ) expressa uma conclusão.

 

Questão 3 – Em “Desde criança, ela sonha em ter um restaurante próprio […]”, o termo grifado:

(     ) retoma.

(     ) caracteriza.

(     ) complementa.

 

Questão 4 – Na parte “[…] o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Releia:

“Para conseguir alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff […]”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 6 – Segundo o texto, inicialmente, Tiana acha “repugnante” a ideia do sapo. Em outras palavras, ela acha:

(     ) maluca a ideia do sapo.

(     ) nojenta a ideia do sapo.

(     ) perigosa a ideia do sapo.

 

Questão 7 – Por que, de acordo com o texto, Tiana aceita a proposta do sapo?

(     ) Porque o feitiço precisava ser quebrado.

(     ) Porque Tiana usou o vestido que não era seu.

(     ) Porque o sapo prometeu à Tiana o dinheiro para o aluguel.

 

Questão 8 – Observe:

“Só que, ao beijá-lo, em vez de ele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.”

Nessa passagem, o texto revela:

(     ) a complicação da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário