Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre A Princesa e o Sapo. Vamos analisar o texto que nos apresenta esse filme? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A Princesa e o Sapo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A Princesa e o Sapo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A Princesa e o Sapo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“A Princesa e o Sapo”
Tiana é uma bela jovem que vive em Nova Orleans. Desde criança, ela sonha em ter um restaurante próprio, o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível.
Para conseguir alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff, sua amiga de infância.
Charlotte deseja conquistar o príncipe Naveen, que acaba de chegar à cidade. Entretanto, um incidente faz com que Tiana troque de roupa e, no quarto de Charlotte, use um de seus vestidos. É quando surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo à Tiana que lhe conceda um beijo, para que o feitiço nele aplicado seja quebrado.
De início, ela acha a ideia repugnante, mas aceita ao receber a promessa do príncipe de que lhe conseguirá a quantia necessária para o aluguel. Só que, ao beijá-lo, em vez de ele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.
Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-129003/>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) um resumo.
Questão 2 – O trecho “Tiana é uma bela jovem que vive em Nova Orleans.”:
( ) dá uma explicação.
( ) faz uma apresentação.
( ) expressa uma conclusão.
Questão 3 – Em “Desde criança, ela sonha em ter um restaurante próprio […]”, o termo grifado:
( ) retoma.
( ) caracteriza.
( ) complementa.
Questão 4 – Na parte “[…] o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – Releia:
“Para conseguir alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff […]”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 6 – Segundo o texto, inicialmente, Tiana acha “repugnante” a ideia do sapo. Em outras palavras, ela acha:
( ) maluca a ideia do sapo.
( ) nojenta a ideia do sapo.
( ) perigosa a ideia do sapo.
Questão 7 – Por que, de acordo com o texto, Tiana aceita a proposta do sapo?
( ) Porque o feitiço precisava ser quebrado.
( ) Porque Tiana usou o vestido que não era seu.
( ) Porque o sapo prometeu à Tiana o dinheiro para o aluguel.
Questão 8 – Observe:
“Só que, ao beijá-lo, em vez de ele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.”
Nessa passagem, o texto revela:
( ) a complicação da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.