Início Série7º ano Interpretação de texto: A invenção do algodão-doce – 7º ano

Interpretação de texto: A invenção do algodão-doce – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a invenção do algodão-doce. Você sabe a origem dessa guloseima? Bom, segundo o texto, A história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa. Vamos conhecer essa história? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                              DATA:

PROF:                                                                                    TURMA:

NOME:

A invenção do algodão-doce

    A história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa. Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano da cidade de New Orleans, localizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Josef Delarose Lascaux teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830. Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.

    O feito do dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas (Dictionary of American Food and Drink). Pelo dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900, numa apresentação do circo Ringling Bros., e teria sido inventado por Thomas Patton, que, no mesmo ano, conquistou o direito de produzir e revender máquinas de fazer algodão-doce semelhantes à sua.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 278. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – O texto “A invenção do algodão-doce” tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

Questão 2 – O que significa dizer que “a história da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa”?

R:

 

Questão 3 – No segmento “Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano […]”, a expressão grifada:

(     ) retoma o algodão-doce.

(     ) apresenta o algodão-doce.

(     ) caracteriza o algodão-doce.

 

Questão 4 – Observe:

“Alguns dizem que um dentista americano da cidade de New Orleans ______________ a guloseima […]”

Tendo em vista a ideia expressa no segundo período do texto, identifique o verbo que preenche a lacuna apontada acima:

(     ) “inventou”.

(     ) “inventava”.

(     ) “inventaria”.

 

Questão 5 – Em “Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.”, a parte destacada exprime:

(     ) o modo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

(     ) o motivo de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

(     ) a finalidade de Lascaux ser considerado uma personalidade de destaque em New Orleans.

 

Questão 6 – No trecho “O feito do dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas […]”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

(     ) “por isso”.

(     ) “portanto”.

(     ) “no entanto”.

 

Questão 7 – Escreva por extenso os numerais que indicam circunstâncias de tempo nos fragmentos do texto a seguir:

a) “[…] teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830.”

R: 

b) “Pelo dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900 […]”

R:

 

Questão 8 – Na passagem “[…] o direito de produzir e revender máquinas de fazer algodão-doce semelhantes à sua.”, os verbos que exprimem a que Thomas Patton tem direito estão:

(     ) no infinitivo.

(     ) no gerúndio.

(     ) no particípio.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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