Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate. Vamos ler o texto que nos apresenta esse clássico da literatura infantil? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11 e EF15LP12.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: A Fantástica Fábrica de Chocolate – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A Fantástica Fábrica de Chocolate – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A Fantástica Fábrica de Chocolate – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“A Fantástica Fábrica de Chocolate”
As portas da Fantástica Fábrica de Chocolate vão se abrir! Pegue o seu bilhete dourado e embarque nesta incrível (e muito doce) aventura com Charlie, Willy Wonka e os Umpa-Lumpas.
Charlie nunca teve muita sorte na vida. Ele mora em um casebre com os pais e os quatro avós, todos dividindo o parco espaço e tendo que jantar sopa de repolho rala todas as noites. Mas Charlie não quer repolho. O que ele quer, a comida que ele mais ama no mundo, é CHOCOLATE! E o mais triste é que bem pertinho da sua casa existe a enorme, estupenda, magnífica, fantástica Fábrica de Chocolate! O sonho de qualquer criança.
Mas ninguém entra nem sai da Fábrica há anos. Willy Wonka (simplesmente o maior inventor e fabricante de chocolates que já existiu!) se tornou muito recluso e os portões da Fábrica se abrem apenas para enviar carregamentos de doces e chocolates. É tudo tão misterioso que ninguém nem sabe quem são os funcionários que trabalham lá…
Porém, tudo muda quando repentinamente Wonka anuncia que vai liberar cinco bilhetes dourados para cinco crianças sortudíssimas poderem visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate. Para Charlie, encontrar o bilhete seria melhor do que ganhar na loteria. Basta agora apenas torcer por uma barrinha premiada que seja!
Um dos maiores clássicos da literatura infantil, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” é uma das obras mais conhecidas de Roald Dahl. Com diversas adaptações para o cinema, a história encanta leitores há gerações.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/fant%C3%A1stica-f%C3%A1brica-chocolate-Roald-Dahl>.
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre:
Questão 2 – Em “Pegue o seu bilhete dourado e embarque nesta incrível (e muito doce) aventura com Charlie, Willy Wonka e os Umpa-Lumpas.”, o texto:
( ) faz um convite.
( ) dá uma orientação.
( ) propõe uma reflexão.
Questão 3 – Segundo o texto, o personagem “Charlie nunca teve muita sorte na vida”. Por quê?
Questão 4 – No fragmento “O sonho de qualquer criança.”, a que sonho o texto se refere?
Questão 5 – O segmento “Mas ninguém entra nem sai da Fábrica há anos.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – Identifique o trecho que apresenta o personagem Willy Wonka:
Questão 7 – Na frase “É tudo tão misterioso que ninguém nem sabe quem são os funcionários que trabalham lá…”, o vocábulo destacado inicia:
( ) a causa de um fato.
( ) a finalidade de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 8 – Releia:
“Porém, tudo muda quando repentinamente Wonka anuncia que vai liberar cinco bilhetes dourados para cinco crianças sortudíssimas poderem visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate.”
Nessa passagem, o texto revela:
( ) o conflito da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 8 – Na parte “Com diversas adaptações para o cinema, a história encanta leitores há gerações.”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.