Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre A busca de Esmeraldo. Vamos ler o que nos apresenta esse livro? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP09, EF35LP11 e EF35LP16.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: A busca de Esmeraldo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A busca de Esmeraldo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A busca de Esmeraldo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“A busca de Esmeraldo”
Esmeraldo é um menino brasileiro que mora no sertão nordestino. Sua família vive com muita dificuldade – a água por lá é pouca e a comida, nem se fala.
Inconformado, Esmeraldo quer saber o porquê dessa situação e, para buscar a resposta, conta com a ajuda de um calango, um urubu e um burro.
No meio do caminho, ele dá de cara com Maria Gomes, uma menina que existia apenas nos contos infantis.
Vai perder o final dessa história?
Texto de Ilan Brenman e ilustrações de Fernando Vilela. Editora Paulinas.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_247.pdf>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – “A busca de Esmeraldo” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) uma série.
( ) um programa televisivo.
Questão 2 – O trecho “Esmeraldo é um menino brasileiro que mora no sertão nordestino.” é:
( ) uma opinião.
( ) uma suposição.
( ) uma conclusão.
( ) uma apresentação.
Questão 3 – Em “[…] a água por lá é pouca e a comida, nem se fala.”, o vocábulo grifado inicia:
( ) um fato que explica outro no contexto da história.
( ) um fato que se soma a outro no contexto da história.
( ) um fato que se alterna com outro no contexto da história.
( ) um fato que se contrasta com outro no contexto da história.
Questão 4 – Releia:
“Inconformado, Esmeraldo quer saber o porquê dessa situação […]”
A que situação o texto se refere?
Questão 5 – No segmento “[…] para buscar a resposta, conta com a ajuda de um calango, um urubu e um burro.”, o termo “para”:
( ) indica um destino.
( ) aponta uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
( ) revela um momento oportuno.
Questão 6 – Observe:
“No meio do caminho, ele dá de cara com Maria Gomes […]”
Eesse fragmento, o texto:
( ) narra.
( ) expõe.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – A expressão “dá de cara”, usada no fragmento acima, é de uso:
( ) culto.
( ) informal.
( ) regional.
( ) científico.
Questão 8 – A passagem “Vai perder o final dessa história?” funciona como:
( ) um alerta.
( ) um pedido.
( ) um convite.
( ) um conselho.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.