Início Série5º ano Interpretação de texto: A busca de Esmeraldo – 5º ano

Interpretação de texto: A busca de Esmeraldo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre A busca de Esmeraldo. Vamos ler o que nos apresenta esse livro? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano:  EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP09, EF35LP11 e EF35LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

“A busca de Esmeraldo”

    Esmeraldo é um menino brasileiro que mora no sertão nordestino. Sua família vive com muita dificuldade – a água por lá é pouca e a comida, nem se fala.

    Inconformado, Esmeraldo quer saber o porquê dessa situação e, para buscar a resposta, conta com a ajuda de um calango, um urubu e um burro.

    No meio do caminho, ele dá de cara com Maria Gomes, uma menina que existia apenas nos contos infantis.

    Vai perder o final dessa história?

Texto de Ilan Brenman e ilustrações de Fernando Vilela. Editora Paulinas.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_247.pdf>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – “A busca de Esmeraldo” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) uma série.

(     ) um programa televisivo.

 

Questão 2 – O trecho “Esmeraldo é um menino brasileiro que mora no sertão nordestino.” é:

(     ) uma opinião.

(     ) uma suposição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma apresentação.

 

Questão 3 – Em “[…] a água por lá é pouca e a comida, nem se fala.”, o vocábulo grifado inicia:

(     ) um fato que explica outro no contexto da história.

(     ) um fato que se soma a outro no contexto da história.

(     ) um fato que se alterna com outro no contexto da história.

(     ) um fato que se contrasta com outro no contexto da história.

 

Questão 4 – Releia:

 “Inconformado, Esmeraldo quer saber o porquê dessa situação […]”

 A que situação o texto se refere?

 

 

Questão 5 – No segmento “[…] para buscar a resposta, conta com a ajuda de um calango, um urubu e um burro.”, o termo “para”:

(     ) indica um destino.

(     ) aponta uma direção.

(     ) introduz uma finalidade.

(     ) revela um momento oportuno.

 

Questão 6 – Observe:

 “No meio do caminho, ele dá de cara com Maria Gomes […]”

 Eesse fragmento, o texto:

(     ) narra.

(     ) expõe.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – A expressão “dá de cara”, usada no fragmento acima, é de uso:

(     ) culto.

(     ) informal.

(     ) regional.

(     ) científico.

 

Questão 8 – A passagem “Vai perder o final dessa história?” funciona como:

(     ) um alerta.

(     ) um pedido.

(     ) um convite.

(     ) um conselho.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário