Início Atividades Atividade de matemática: Hora, minutos e segundos – 3º ou 4º ano

Atividade de matemática: Hora, minutos e segundos – 3º ou 4º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de matemática, desenvolvida para estudantes do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com questões sobre as horas, minutos e segundos.

    Esta exercício de matemática está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de matemática em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Horas

Medimos o dia com a hora.

Observe:

Observe a representação de um relógio a seguir. Ele exibe as horas de 1 a 12. Para que você entenda a posição das horas de 13 a 24, os números estão indicados fora do relógio.

 

Minutos e segundos:

Cada número do relógio corresponde a um determinado número de minutos, contados de 5 em 5. O ponteiro menor indica as horas e o maior, os minutos. Nem todos os relógios têm o ponteiro de segundos e, os digitais não possuem nenhum ponteiro, apenas marcam as horas e os minutos.

1) Agora faça a leitura das horas.

a) 19h50min ou _____

b) 20 min para as 5h ou _____

c) 3h da tarde ou _____

d) 10 min para as 7h ou _____

e) 4h45 ou _____

f) 2h55 ou _____

g) 17 ou _____

 

02) Escreva as horas de cada relógio, observe que poderá haver duas possibilidades de escrita:

3) Faça a leitura das horas e complete.

a) 7h da noite ou _____

b) 5h da tarde ou _____

c) 15 min para as 8h ou _____

d) 16 h ou _____

e) 10min para as 9h ou _____

f) 5h35min ou _____

 

4) Responda:

a) Quantos minutos tem uma hora? 

b) Quantos segundos tem um minuto?

c) Quantas horas tem um dia? 

 

5) Coloque os ponteiros na hora exata:

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia – Pós-graduada em Educação Especial.

 

1 comentário

francisco vasques ferreira lima 25 de fevereiro - 18:32

Muito bom.

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