Atividade de português, indicada a alunos do sétimo ou oitavo ano do ensino fundamental, com exercícios sobre Variação Linguística.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Variação Linguística – 7º ou 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Variação Linguística – 7º ou 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Variação Linguística – 7º ou 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Variação Linguística
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô, e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais!
Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!
Grazadeus ninguém semaxucô!
NATUREZA E CULTURA (Fonte: ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A cultura. In: Filosofando: introdução à filosofia. SP: Moderna, 1993, p.2-8)
Responda:
1) Observe a imagem e faça a leitura do texto, após identifique o falante do texto. A qual região do Brasil ele pertence?
R:
2) O texto está escrito:
a) ( ) na linguagem formal
b) ( ) na informal
3) Traduza o trecho a seguir e faça as correções necessárias.
“Fiquei sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” .
Responda porque a personagem ficou assim?
R:
4) A fala da personagem é proveniente de um matuto e, apesar dos erros é possível afirmar que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria falar de maneira correta? Explique com argumentos convincentes.
R:
5) Faça as correções necessárias no texto.
R:
6) Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:
Analise qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo:
a) ( )Ao conversar com um amigo.
b) ( ) Ao conversar com a diretora da escola.
c) ( )Ao escrever uma carta para uma autoridade.
d) ( ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).
e) ( )Ao conversar com um professor.
f) ( ) Ao conversar com meu irmão.
g) ( ) Ao conversar com vários amigos.
h) ( ) Ao redigir um texto para o vestibular.
i) ( )Ao conversar no telefone com um juiz.
j) ( )Ao conversar com um matuto.
Por Rosiane Fernandes Silva
4 comentários
faltou o gabarito e poderia ser de marca seria bem mais interessante
poderia ter mais questões e coisas mais haver com linguagem formal e informal
mais foi bom mesmo assim obrigada
As respostas estão junto a atividade para imprimir em PDF. Ler as orientações é muito bom. Geralmente, nos faz entender melhor o que estamos lendo…
Da próxima vez PEDE PARA DESENHAR!!!! Sim, pois há uma versão com o GABARITO, outras COM AS RESPOSTAS e você ainda reclama… Por favor, um pouco de gratidão e menos reclamação faz muito bem.
Faltou mais variações linguistica com mais atividades de marcar,mas já estao me ajudando bastante, obrigada