Início Série1º ano ensino médio Atividade de português: Tipos de sujeito – 1º ano do ensino médio

Atividade de português: Tipos de sujeito – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda os tipos de sujeito. Simples, oculto, composto ou indeterminado? Vamos diferenciá-los? Para esse estudo, responda às variadas questões com base no texto Reciclar é preciso.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Reciclar é preciso

    Quando o seu xampu acaba, o que você faz com a embalagem? Depois de comer iogurte, para onde vai o potinho? E as sacolinhas plásticas de supermercado, você as reutiliza?

    Todos os materiais citados acima são plásticos, e plásticos são polímeros sintéticos, assim como borrachas e fibras sintéticas. Usamos esses materiais em vários setores, como na construção civil, na produção de eletroeletrônicos, brinquedos, tecidos e embalagens.

    Os plásticos estão tão presentes no nosso dia a dia que dizem por aí que estamos vivendo a “Idade do Plástico”. No entanto, os polímeros sintéticos têm sido considerados os grandes inimigos do meio ambiente. Sabe por quê? 

    Em 1999, estimava-se que cada brasileiro jogasse fora, anualmente, 10kg só de material plástico. Já o europeu descartava em torno de 38kg desse tipo de lixo em um ano. A média do norte-americano – pasmem! – era de 70kg no mesmo período. Atualmente, no Brasil, mais de 183 mil toneladas de lixo urbano de todos os tipos são produzidas por dia, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

    Agora imagine todo esse lixo abarrotando aterros sanitários e espalhando-se pela natureza, contaminando o solo, a água e a atmosfera? Não precisa nem imaginar muito: as consequências da destinação incorreta do lixo são sentidas frequentemente nas cidades, por exemplo, quando os bueiros entopem e as enchentes prejudicam toda a população.

Irene Cavaliere. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Na frase “E as sacolinhas plásticas de supermercado, você as reutiliza?”, o sujeito é:

(     ) o pronome pessoal “você”.

(     ) o pronome indefinido “você”.

(     ) o pronome de tratamento “você”.

 

Questão 2 – No trecho “[…] os polímeros sintéticos têm sido considerados os grandes inimigos do meio ambiente.”, o sujeito é simples porque:

(     ) tem apenas um núcleo.

(     ) tem apenas uma palavra.

(     ) tem apenas um substantivo.

 

Questão 3 – Na oração “Usamos esses materiais em vários setores […]”, o sujeito é:

(     ) oculto

(     ) “esses materiais”

(     ) “vários setores”

 

Questão 4 – Releia atentamente este período:

Os plásticos estão tão presentes no nosso dia a dia que dizem por aí que estamos vivendo a “Idade do Plástico”.

 

Pode-se afirmar que há três tipos de sujeito no período acima. Identifique-os:

(     ) sujeito simples, sujeito oculto e sujeito indeterminado.

(     ) sujeito simples, sujeito indeterminado e sujeito oculto.

(     ) sujeito composto, sujeito inexistente e sujeito simples.

 

Questão 5 – No segmento “Em 1999, estimava-se que cada brasileiro jogasse fora […]”, o sujeito do verbo grifado é:

(     ) oculto

(     ) inexistente

(     ) indeterminado

 

Questão 6 – Em “Borrachas e fibras sintéticas são polímeros sintéticos assim como plásticos.”, o sujeito composto apresenta:

(     ) dois núcleos

(     ) três núcleos

(     ) quatro núcleos

 

Questão 7 – Na passagem “[…] as enchentes prejudicam toda a população.”, o verbo “prejudicam” exprime:

(     ) uma ação do sujeito.

(     ) um estado do sujeito.

(     ) uma característica do sujeito.

 

Questão 8 – O sujeito é considerado:

(     ) termo essencial da oração.

(     ) termo integrante da oração.

(     ) termo acessório da oração.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário