Início Atividades Atividade de português: Termos acessórios da oração – 9º ano

Atividade de português: Termos acessórios da oração – 9º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, sobre os termos acessórios da oração. Vamos estudar o funcionamento do adjunto adnominal, do adjunto adverbial e do aposto? As variadas questões propostas baseiam-se no texto Sobre o milho.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto

Leia:

Sobre o milho

    No Brasil, a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados, que são utilizados, sobretudo, em saladas ou pizzas (cuidado com o sódio, inimigo do coração). Além disso, no entanto, as grandes empresas de distribuição oferecem o alimento na espiga, que é destinado à produção de curau ou pamonha, segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, órgão ligado ao Governo Federal.

    Do ponto de vista nutricional, o milho é riquíssimo em cálcio, entre outros minerais. No contato com o fogo (pipoca), parte dos nutrientes são perdidos.

    Outra função importante do milho à alimentação diária: dele, os produtores conseguem extrair a farinha de milho e fubá, utilizados para o preparo de pratos típicos brasileiros. Ambos são ricos em amido e polissacarídeo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

    O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio, mesmo que seja de forma indireta, como na polenta ou na pamonha caseira.

“Vida Natural e equilíbrio”. Escala, n. 19. p. 25.

 

Questões

Questão 1 – Leia com atenção as frases. Em seguida, assinale aquela em que o trecho sublinhado funciona como adjunto adverbial de lugar:

(     ) “No Brasil, a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados […]”

(     ) “[…] as grandes empresas de distribuição oferecem o alimento na espiga […]”

(     ) “[…] segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa […]”

 

Questão 2 – No terceiro parágrafo do texto, o adjetivo “brasileiros”, que desempenha a função sintática de ajunto adnominal, tem como referente:

(     ) “os produtores”.

(     ) “a farinha de milho e fubá”.

(     ) “pratos típicos”.

 

Questão 3 – Identifique a frase em que o adjetivo grifado funciona como adjunto adnominal:

(     ) “[…] o milho é riquíssimo em cálcio […]”

(     ) “Ambos são ricos em amido e polissacarídeo […]”

(     ) “[…] que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.”

 

Questão 4 – No segmento “[…] segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, órgão ligado ao Governo Federal.”, a expressão grifada funciona como:

(     ) predicativo do sujeito.

(     ) aposto.

(     ) adjunto adverbial de lugar.

 

Questão 5 – Aponte o núcleo da expressão presente na questão anterior:

(     ) “órgão”

(     ) “Governo”

(     ) “Federal”

 

Questão 6 –  Em “Outra função importante do milho à alimentação diária […]”, o adjunto adnominal evidenciado é:

(     ) um pronome demonstrativo.

(     ) um pronome indefinido.

(     ) um pronome relativo.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] na polenta ou na pamonha caseira.”, o adjunto adnominal é:

(     ) “polenta”

(     ) “pamonha”

(     ) “caseira”

 

Questão 8 – Na passagem “[…] mesmo que seja de forma indireta […]”, a expressão destacada desempenha a função de adjunto adverbial:

(     ) de tempo

(     ) de causa

(     ) de modo

 

Questão 9 – Na oração “Milho é bom demais!”, o adjunto adverbial “demais”:

(     ) determina o sentido do adjetivo “bom”.

(     ) intensifica o sentido do adjetivo “bom”.

(     ) explica o sentido do adjetivo “bom”.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário