Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda sujeito simples. Vamos analisar esse tipo de sujeito no texto sobre o Taumatroscópio? Para tanto, responda às questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sujeito simples – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sujeito simples – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sujeito simples – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Taumatroscópio
O taumatroscópio foi um dos mais antigos e populares brinquedos de animação. Não se sabe ao certo quando ele foi inventado, mas alguns historiadores acreditam que tenha sido no início do século XIX. Ele consiste num pequeno disco preso a dois cordões em lados opostos. Em cada uma das faces do disco, existe uma imagem diferente. Quando o disco é girado pelas mãos do espectador, as duas imagens se fundem em uma única.
Maria Ramos.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=865&sid=7>.
Questões
Questão 1 – Grife o sujeito simples a seguir:
“O taumatroscópio foi um dos mais antigos e populares brinquedos de animação.”
Questão 2 – Na parte “Não se sabe ao certo quando ele foi inventado, mas alguns historiadores acreditam que tenha sido no início do século XIX.”, há dois sujeitos simples. Identifique-os:
Questão 3 – Na passagem “Ele consiste num pequeno disco preso a dois cordões em lados opostos.”, o sujeito simples retoma:
Questão 4 – No segmento “Em cada uma das faces do disco, existe uma imagem diferente.”, o sujeito do verbo “existe” classifica-se como:
( ) oculto.
( ) simples.
( ) indeterminado.
Questão 5 – Em relação à oração “Quando o disco é girado pelas mãos do espectador […]”, pode-se afirmar que o sujeito simples é:
( ) agente.
( ) paciente.
( ) agente e paciente.
Questão 6 – Em “[…] as duas imagens se fundem em uma única.”, o núcleo do sujeito simples é:
( ) “as”.
( ) “duas”.
( ) “imagens”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.