Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre palavras paroxítonas. Quando as palavras se classificam dessa maneira? Vamos aprender? Para tal, responda às questões que se baseiam no texto Ser pré-histórico???
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Leia:
Ser pré-histórico???
Ele é mesmo muito estranho, parece uma mistura de centopeia com minhoca e não é nada fácil de ser avistado. Vive no chão da floresta, debaixo das folhas que caem das árvores, onde encontra seu alimento: pequenos insetos e aranhas.
O perípato desperta muita curiosidade entre os biólogos: pode ser um habitante da Terra anterior aos dinossauros! Pela sua importância para a ciência, conseguiu-se que a área onde a espécie vive fosse declarada como protegida. Mas, ainda assim, ocorrem desmatamentos na região, colocando o perípato sob risco de extinção.
Felipe Bandoni de Oliveira. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 214. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a passagem em que o termo grifado é paroxítono:
( ) “[…] debaixo das folhas que caem das árvores […]”
( ) “O perípato desperta muita curiosidade entre os biólogos […]”
( ) “[…] conseguiu-se que a área onde a espécie vive fosse declarada como protegida.”
Questão 2 – Localize no texto a palavra paroxítona que deixou de ser acentuada, segundo o novo Acordo Ortográfico:
Questão 3 – Observe a palavra paroxítona acentuada neste trecho:
“[…] não é nada fácil de ser avistado.”
Por que ela é acentuada?
R:
Questão 4 – No segmento “Pela sua importância para a ciência […]”, os vocábulos paroxítonos são acentuados, pois:
( ) terminam em “a”.
( ) terminam em vogal.
( ) terminam em ditongo.
Questão 5 – Pode-se concluir que a sílaba tônica da palavra paroxítona é:
( ) a última.
( ) a penúltima.
( ) a antepenúltima.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.