Início Série8º ano Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano

Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, sobre as conjunções adversativas. Que tal analisá-las no texto Quem inventou o origami? Muitos acham que os criadores dessa arte de dobradura de papel são os japoneses… Mas, não foram eles… Ficou curioso (a)? Então, leia o texto e não deixe de estudar as conjunções adversativas! 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Quem inventou o origami?

    Afinal, o que é origami? “Ori” quer dizer “dobrar” e “kami” significa “papel”. Assim, origami nada mais é do que “dobrar papel”! Essa arte de dobradura de papel surgiu na China. Coincidência ou não, o mesmo lugar em que surgiu o papel! Porém, foi no Japão que o origami ficou mais conhecido. No início o origami era feito apenas por pessoas ricas, já que o papel era muito caro. Só depois de muito tempo é que o origami passou a ser uma arte mais popular na Ásia, sendo ensinado de geração a geração. Hoje em dia o origami é conhecido como sendo japonês, mas vale lembrar que a forma tradicional de iniciar uma figura de origami através de um quadrado de papel veio da China!

    O mais interessante do origami é que ele estimula o desenvolvimento da habilidade manual, a concentração e o desenvolvimento da inteligência! […]

Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org>.

 

Questões

 

Questão 1 – Há uma conjunção adversativa na passagem:

(     ) “[…] foi no Japão que o origami ficou mais conhecido.”

(     ) “[…] o origami passou a ser uma arte mais popular na Ásia […]”

(     ) “[…] mas vale lembrar que a forma tradicional de iniciar uma figura […]”

 

Questão 2 – Na passagem identificada acima, a conjunção adversativa exprime:

(     ) uma adição

(     ) uma ressalva

(     ) uma compensação

 

Questão 3 – Aponte a frase em que a expressão grifada é uma conjunção adversativa:

(     ) “Afinal, o que é origami?”

(     ) “Assim, origami nada mais é do que ‘dobrar papel’!”

(     ) “Porém, foi no Japão que o origami ficou mais conhecido.”

 

Questão 4 – A frase apontada anteriormente poderia ser introduzida pela conjunção:

(     ) No entanto

(     ) Por isso

(     ) Conquanto

 

Questão 5 – Em “Você sabe os benefícios do origami e não começou a praticar?”, o “e”:

(     ) tem sentido aditivo.

(     ) tem sentido alternativo.

(     ) tem sentido adversativo.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário