Atividade de português, focada nos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda conjunções. Vamos analisá-las no texto Por que as cidades costumam ser mais quentes que o campo? Para isso, responda às questões propostas! BNCC: EM13LP03, EM13LP05 e EM13LP02.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que as cidades costumam ser mais quentes que o campo?
Não é possível eliminar totalmente as ilhas de calor, pois elas resultam das mudanças da paisagem que vêm com o crescimento das cidades. Mas é importante dizer que seus efeitos e impactos podem ser diminuídos. Uma das maneiras é a reflexividade das cidades. Como fazer isso? Pintando os telhados de branco ou instalando telhados verdes, aqueles cobertos por grana ou plantas. […]
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_279.pdf>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Em “Por que as cidades costumam ser mais quentes que o campo?”, o termo destacado funciona como:
( ) advérbio.
( ) pronome.
( ) conjunção.
Questão 2 – Sublinhe a conjunção a seguir:
“Não é possível eliminar totalmente as ilhas de calor, pois elas resultam das mudanças da paisagem […]”
Questão 3 – A conjunção, presente no trecho “Mas é importante dizer […]”, poderia ser substituída por:
( ) “Porém”.
( ) “Portanto”.
( ) “Conquanto”.
Questão 4 – Na parte “[…] seus efeitos e impactos podem ser diminuídos.”, há uma conjunção:
( ) aditiva.
( ) explicativa.
( ) conclusiva.
Questão 5 – Na passagem “Pintando os telhados de branco ou instalando telhados verdes […]”, a conjunção inicia uma oração chamada de:
( ) absoluta.
( ) coordenada.
( ) subordinada.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.