Atividade de história: Fascismo e nazismo – 1º ano do ensino médio

    Atividade de história, direcionada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre o fascismo e nazismo.

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Fascismo e nazismo

    Eu poderia ter transformado esta sala num acampamento para cadáveres e costurados as portas do Parlamento.

Benito Mussolini, discurso ao Parlamento italiano, 16, nov. 1922.

     Nossos oponentes nos acusaram de sermos nacional-socialistas e eu, em particular, de ser intolerante e mesquinho. Eles dizem que nós não queremos trabalhar com outros partidos. Eles dizem que os nacional-socialistas não são alemães realmente, porque eles se recusaram a trabalhar com outros partidos políticos. Então, é típico dos alemães terem trinta partidos? Eu tenho que admitir uma coisa – esses senhores estão completamente corretos. Nós somos intolerantes. Eu dei-me um objetivo – o de varrer esses partidos para fora da Alemanha. Eles confundem-nos. Nós temos uma meta, e nós vamos segui-la fanaticamente para a sepultura.

Adolf Hitler, jul. 1932

Questões

1) Quais eram os diferentes impactos da guerra marcado no cenário europeu de 1918?
R.

 

2) O que sindicatos, ligas de camponeses, partidos socialistas e comunistas de vários países organizavam nesse período?
R.

 

3) Qual era a chama revolucionária pregada por Marx no Manifesto Comunista?
R.

 

4) Nas falas em epígrafe, de Benito Mussolini (1883-1945) e Adolf Hitler (1889-1945) como são os discursos?
R.

 

5) Quais eram as principais características do regime fascista?
R.

 

6) O nazismo é um regime considerado totalitário. Como se caracteriza?
R.

 

7) No caso da Alemanha, a perseguição dos alemães aos judeus, culminando com o holocausto, mostra o que sobre a violência de caráter militar e psicológica configurada como base de sustentação dos regimes totalitários?
R.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: