Início Série1º ano ensino médio Atividade de história: Idade Média da crise romana ao feudalismo – 1º ano do ensino médio

Atividade de história: Idade Média da crise romana ao feudalismo – 1º ano do ensino médio

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre a Idade Média, da crise romana ao feudalismo.

   Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Idade Média: da crise romana ao feudalismo

    Chega-nos no Ocidente um rumor terrível: Roma atacada… Minha voz estrangula-se e os soluços interrompem-me, enquanto dito estas palavras. Foi conquistada esta cidade que conquistara o Universo. Quem poderia adivinhar que Roma se desmoronaria […] e que as costas do Oriente, do Egito e da África se encheriam de fugitivos; que Belém, a Santa, todos os dias haveria de receber, reduzidos à mendicância, hóspedes de um e outros sexos, outrora nobres repletos de bens?

Epístolas. São Jerônimo apud Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977

 

Questões

1) Por que a crise do Império Romano tem suas raízes no processo de estabilização das fronteiras iniciado por Augusto com a Pax Romana?
R.

 

2) Com a decadência da economia romana, os plebeus começaram a sair das cidades buscando trabalho nas grandes propriedades patrícias recebendo proteção e parte da colheita para sobreviver. Como era conhecido esse sistema?
R.

 

3) A partir do século V, a penetração de bárbaros deixou de ser pacífica, passando a ataques violentos e predatórios em diferentes regiões do Império, tanto nas fronteiras como em centros importantes, inclusive Roma. Esse processo foi marcado pelo que?
R.

 

4) O sistema de organização dos povos germânicos era muito diferente do dos romanos. Por que?
R.

 

5) No processo de transição, os germanos adotaram uma série de estruturas romanas já existentes, como a divisão de províncias e a coleta de impostos. No que favoreceu a fusão dos elementos germânicos e romanos para a composição da sociedade europeia?
R.

 

6) De que maneira a fusão cultural colaborou para que as transformações se processassem lentamente?
R.

 

 

Por Camila Farias.

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