Início Série1º ano ensino médio Atividade de história: A Guerra da Secessão (1861-1865) – 1º ano do ensino médio

Atividade de história: A Guerra da Secessão (1861-1865) – 1º ano do ensino médio

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre a Guerra da Secessão (1861-1865).

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

A Guerra da Secessão (1861-1865)

    “Tinha de haver uma luta (…). Os estados do sul e os do norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. No norte a lavoura em pequena escala, o transporte por navios, as manufatura que cresciam, tudo produzido pelo trabalho branco; no sul havia a monocultura com o trabalho negro. (…) Essa luta se arrastou por 60 anos, e finalmente eclodiu com a guerra civil.”

(HUBERMANN, Leo. “História da Riqueza dos Estados Unidos.” Ed. São Paulo: 1983.)

 

Questões

1) O embate político e econômico entre norte e sul teve um destaque maior com a eleição dos representantes:
a) Na Assembleia
b) No Congresso para novas áreas
c) Dos Partidos
d) Das forças armadas

 

2) As eleições de 1860 foram vencidas pelo republicano Abraham Lincoln, fato que representou uma ameaça para os interesses do sul. Devido a isso, 11 estados escravocratas do sul romperam com o governo do Lincoln e declaram independência, criando:
a) A República dos Estados Confederados da América
b) A República dos Estados da América
c) A Constituição Republicana
d) O Congresso Nacional

 

3) As dificuldades de abastecimento e a superioridade do exército da União reverteram a guerra. Pensando em encerrar o conflito o quanto antes, Lincoln aboliu a escravidão em todo o país em 1863, mas a guerra só terminou em 1865, quando:
a) Os negros tiveram os mesmos direitos
b) Intensificou a industrialização do país
c) As tropas confederadas capitularam em Appomattox
d) A Constituição foi instaurada

 

4) No período de reconstrução do país, intensificou-se a industrialização, favorecendo a continuidade da expansão territorial graças também:
a) Ao grande contingente de imigrantes
b) Ao aumento da migração
c) Ao crescimento econômico
d) A diminuição da imigração

 

5) Os negros precisaram esperar mais de um século para ter igualdade de direitos com os brancos, e não foi um processo pacífico. Nos estados sulistas, havia:
a) Uma atenção maior aos negros
b) Programas sociais
c) Projetos de inclusão
d) Violento sistema de segregação racial

 

 

Por Camila Farias.

Deixe um Comentário