Atividade de história, direcionada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre o fascismo e nazismo.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: Fascismo e nazismo – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: Fascismo e nazismo – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: Fascismo e nazismo – 1º ano do ensino médio – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Fascismo e nazismo
Eu poderia ter transformado esta sala num acampamento para cadáveres e costurados as portas do Parlamento.
Benito Mussolini, discurso ao Parlamento italiano, 16, nov. 1922.
Nossos oponentes nos acusaram de sermos nacional-socialistas e eu, em particular, de ser intolerante e mesquinho. Eles dizem que nós não queremos trabalhar com outros partidos. Eles dizem que os nacional-socialistas não são alemães realmente, porque eles se recusaram a trabalhar com outros partidos políticos. Então, é típico dos alemães terem trinta partidos? Eu tenho que admitir uma coisa – esses senhores estão completamente corretos. Nós somos intolerantes. Eu dei-me um objetivo – o de varrer esses partidos para fora da Alemanha. Eles confundem-nos. Nós temos uma meta, e nós vamos segui-la fanaticamente para a sepultura.
Adolf Hitler, jul. 1932
Questões
1) Quais eram os diferentes impactos da guerra marcado no cenário europeu de 1918?
R.
2) O que sindicatos, ligas de camponeses, partidos socialistas e comunistas de vários países organizavam nesse período?
R.
3) Qual era a chama revolucionária pregada por Marx no Manifesto Comunista?
R.
4) Nas falas em epígrafe, de Benito Mussolini (1883-1945) e Adolf Hitler (1889-1945) como são os discursos?
R.
5) Quais eram as principais características do regime fascista?
R.
6) O nazismo é um regime considerado totalitário. Como se caracteriza?
R.
7) No caso da Alemanha, a perseguição dos alemães aos judeus, culminando com o holocausto, mostra o que sobre a violência de caráter militar e psicológica configurada como base de sustentação dos regimes totalitários?
R.
Por Camila Farias.