Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda oxítonas. Vamos analisar essas palavras no texto sobre o Cajá? Para tanto, responda às questões propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cajá
O cajá é o fruto da cajazeira (nome científico Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nos das regiões Norte e Nordeste, como nos estados de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Dependendo da região, a planta recebe nomes diferentes. Na Amazônia, por exemplo, é chamada de taperebá. […]
Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/caja/>. (Frgamento).
Questões
Questão 1 – Observe o trecho:
“O cajá é o fruto da cajazeira (nome científico Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas […]”
Identifique a palavra oxítona acentuada:
( ) “cajá”.
( ) “científico”.
( ) “árvore”.
Questão 2 – A palavra identificada anteriormente é acentuada porque:
( ) é oxítona terminada em “a”.
( ) é oxítona terminada em “e”.
( ) é oxítona terminada em “o”.
Questão 3 – Grife o termo oxítono que também é acentuado pela regra assinalada acima:
“Na Amazônia, por exemplo, é chamada de taperebá.”
Questão 4 – A palavra oxítona acentuada, empregada no trecho “[…] está presente em vários estados brasileiros […]”, é:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um pronome.
Questão 5 – Em “[…] Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.”, há dois vocábulos oxítonos acentuados. Localize-os:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.