Atividade de interpretação e texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o saium-de-coleira. Ele agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Saium-de-coleira – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Saium-de-coleira – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Saium-de-coleira – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Livro conscientiza crianças sobre a conservação do saium-de-coleira
Classificado como “criticamente em perigo” de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo ICMBio, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação. Desenvolvido pelo casal de biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista e pelo jornalista Marcus Pimenta, a obra “Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu” conta a história de uma família de macacos sauins-de-coleira que buscam uma floresta para morar.
Financiado por um edital Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, o livro é a primeira obra literária sobre o saium-de-coleira, animal que sofre com as ameaças, que vão desde o risco de atropelamentos no centro de Manaus a competição com o sagui-de-mão-amarela (Saguinus midas) em áreas mais afastadas. Ao longo da narrativa, os jovens leitores aprendem junto com os personagens sobre a Floresta Amazônica, as áreas protegidas e as consequências das ações humanas na natureza.
O livro ainda conta com uma parte dedicada especialmente para pais e professores com sugestões de atividades, para serem realizadas com as crianças, que incentivam a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente e o hábito de leitura.
Os autores ainda criaram uma plataforma virtual para garantir o acesso gratuito ao livro e a um book trailer, com informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata.
Marcos Furtado. Blog “Salada Verde”.
Disponível em: <https://www.oeco.org.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto sobre o saium-de-coleira é:
( ) uma fábula.
( ) uma resenha.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Grife o verbo que exprime o objetivo do livro sobre o sauim-de-coleira:
“[…] o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação.”
Questão 3 – Releia este fragmento do texto:
“[…] a obra ‘Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu’ conta a história de uma família de macacos sauins-de-coleira que buscam uma floresta para morar.”
Nesse fragmento, o autor:
( ) cita um trecho da obra.
( ) apresenta o assunto da obra.
( ) expõe uma opinião sobre a obra.
Questão 4 – Na parte “[…] o livro é a primeira obra literária sobre o saium-de-coleira […]”, há um numeral que indica a posição/colocação do livro. Identifique esse numeral:
Questão 5 – No segmento “[…] incentivam a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente e o hábito de leitura.”, o autor refere-se:
( ) às crianças.
( ) aos pais e professores.
( ) às atividades do livro.
Questão 6 – Na passagem “Os autores ainda criaram uma plataforma virtual para garantir o acesso gratuito ao livro e a um book trailer […]”, o termo sublinhado indica:
( ) o tempo da criação de uma plataforma.
( ) a finalidade da criação de uma plataforma.
( ) a consequência da criação de uma plataforma.
Questão 7 – Em “[…] com informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata.”, a expressão destacada:
( ) define o saium.
( ) retoma o saium.
( ) anuncia o saium.
Questão 8 – O texto foi escrito com uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.