Esta é uma avaliação de geografia que trata da vegetação brasileira, esta é uma prova dissertativa.
Ela está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para impressão, e também a atividade respondida.
Baixe esta avaliação em:
- Word: Avaliação de Geografia – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de Geografia – 5º ano_Pronto para imprimir
- Gabarito: Avaliação de Geografia – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Avaliação de Geografia
Leia o texto abaixo para responder as questões que se seguem.
Mata Atlântica – É uma floresta de clima tropical, quente e úmido. Predomina na costa brasileira, onde planaltos e serras impedem a passagem da massa de ar, provocando chuva. Entre as florestas tropicais, é a que apresenta a maior biodiversidade por hectare do mundo, com espécies como ipê, quaresmeira, cedro, palmiteiro, canela e imbaúba. É a mais devastada das florestas brasileiras.
Caatinga – Ocupa a região do sertão nordestino. É composta de plantas xerófilas, próprias de clima seco, adaptadas à pouca quantidade de água.
Pantanal mato-grossense – É a maior planície inundável do mundo. Ocupa uma área de 150.000 km², englobando do sudoeste de Mato Grosso ao oeste de Mato Grosso do Sul até o Paraguai. Nessa formação podem ser identificadas três diferentes áreas: as alagadas, as periodicamente alagadas e as que não sofrem inundações. Nas áreas alagadas, a vegetação de gramíneas desenvolve-se no inverno e é usada para o gado bovino. Nas de eventuais alagamentos encontram-se, além de vegetação rasteira, arbustos e palmeiras como o buriti e o carandá. E nas que não sofrem inundações predomina os cerrados e, em pontos mais úmidos, espécies arbóreas da floresta tropical.
Cerrado – Formação típica de área tropical com duas estações marcadas, um inverno seco e um verão chuvoso. A vegetação caracteriza-se principalmente pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cortiça (casca) grossa e folhas recobertas por pêlos. Encontram-se, ainda, gramíneas e o cerradão, um tipo mais denso de cerrado que já abriga formações florestais.
Campos – Formados por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos, ocupam áreas descontínuas do país e possuem características diversas. São denominados campos limpos quando predominam as gramíneas. Se a estas se somam os arbustos, são denominados campos sujos. Quando ocupam áreas de altitude superior a 100 m são chamados de campos de altitude, como na Serra da Mantiqueira e no Planalto das Guianas. Já os campos da hiléia se referem às formações rasteiras que se encontram na Amazônia. Os campos meridionais, quase sem espécie arbustiva, como a Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul, são ocupados principalmente pela pecuária.
Mata de araucária – Própria do clima subtropical, é encontrada na Região Sul e em trechos do estado de São Paulo. É uma floresta aciculifoliada (folhas em forma de agulha, finas e alongadas) e tem na Araucaria angustifolia, ou pinheiro-do-paraná, a espécie dominante, cujo fruto é o pinhão. Atingem mais de 30 m de altura e possuem formação aberta, oferecendo certa facilidade à circulação. Seu principal produto, o pinho, tem ampla e variada aplicação econômica na indústria de móveis, na construção civil e na indústria de papel e celulose.
Mata de cocais – Situada entre a floresta amazônica e a caatinga, a mata de cocais está presente nos estados do Maranhão e do Piauí e norte do Tocantins. No lado oeste, onde a proximidade com o clima equatorial da Amazônia a torna mais úmida, é freqüente o babaçu: palmeiras que atingem de 15 a 20 m de altura. Dos cocos do babaçu extrai-se o óleo, muito utilizado pelas indústrias alimentícia e de cosméticos. No lado mais seco, a leste, predomina a carnaúba, que pode atingir até 20 m de altura. Das folhas da carnaúba é extraída a cera.
Mangue – É uma formação vegetal composta de arbustos e espécies arbóreas que ocorrem em áreas de lagunas e restingas ao longo de todo o litoral. Nessa formação vegetal predominam troncos finos e raízes aéreas e respiratórias (ou raízes-escora), adaptadas à salinidade e a solos pouco oxigenados. Por ser rico em matéria orgânica, tem papel muito importante na reprodução e no abrigo de espécies da fauna marinha.
Restinga – É uma vegetação própria de terrenos salinos, formada por ervas, arbustos e árvores. Predomina no litoral da Bahia ao Rio de Janeiro e no do Rio Grande do Sul. Os destaques são a aroeira-de-praia e o cajueiro.
QUESTÕES
1) Qual é a vegetação formada de arbustos que se entrelaçam com variedade de cactos e outras plantas espinhosas. É característica das regiões onde chove pouco e o clima é seco
R:
2) É uma floresta formada por palmeiras,predominando o babuçu e a carnaúba.Dessas árvores, extrai-se matéria-prima para produzir óleo,cera,sabão,fibras,etc.
R:
3) Vegetação que acompanha o litoral e foi bastante devastada pelo homem para a extração de madeira e carvão. Essa devastação começou com a chegada dos portugueses ao Brasil.
R:
4) Aparece no sul do País. Essa vegetação é formada quase que totalmente por uma única espécie de árvore: o pinheiro-do-paraná. Dessas árvores é retirada a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
R:
17 comentários
Parabenizo pela elaboração das atividades. E as respostas, constam no site? Grata
Olá, as respostas não estão no site pois muitos professores utilizam as provas em aulas no laboratório de informática direto com os alunos, mas caso precise entre em contato por e-mail que enviaremos as respostas que precisar.
parabens
por favor envie para min as respostas dessa avaliacao
eu queria saber todas a respostas
Os textos são muito bons, vou usar para avaliar minha prima com essa prova, obrigada
Os textos são exelentes vou usar no 5º ano como trabalho somativo.
Gostaria de todas as resposta de todas materias 5º ano pois vou trabalhar todos um por semana.
Você está me ajudando muito pois o meu tempo e corrido, e um trabalho bem feito precisa de pesquisas e pesquisas.
Obrigada. leia a biblia pois só Jesus e o caminho que nós leva a Deus.
preciso das respostas das questões acima
Preciso das Respostas!
Obrigada pela colaboração,gostei muito dos seus textos.
Laura
Obrigada Laura
Graças a estes textos eu consegui fazer meu dever de geografia
Obrigada pelos textos, foram de muita valia,pois utilizo-os como trabalhos somativos e mesmo as avaliações eu as aplica em minha sala de aula. Obrigada e bom trabalho companheiros de luta.
Olá Matilde, que bom que as atividades foram úteis para você. Beijos
ADOREI ESSE CONTEÚDO, MAS GOSTARIA DE OBTER AS RESPOSTAS. OBRIGADA.
Muito obrigado pela colaboração.
gostaria de uma avaliação de historia e geografia para o quinto ano sobre o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso primeiro bimestre.