Início Atividades Atividades sobre pontuação – 5º ano

Atividades sobre pontuação – 5º ano

por acessaber

    Essa é uma atividade de língua portuguesa para alunos do quinto ano. Este exercício de português mostrar a importância dos sinais de pontuação e como eles podem modificar um texto.

    Essa atividade está disponível para download em modelo que pode ser editado no Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida. 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                      DATA:

PROF:                                           TURMA:

NOME:

Sinais de pontuação

    Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.

A herança

    Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:

    “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”

    Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.

    Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.

  • O sobrinho pontuou da seguinte forma:

    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

  • Já a irmã pontuou assim:

    “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”

  • O padeiro fez a pontuação que julgou correta:

    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

  • E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:

    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”

    Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.

Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.

 

Interpretação de texto

1)    Qual é o assunto principal do texto?

a)    (    ) a herança

b)    (    ) a pontuação

c)    (    ) a família

 

2)    Quantos personagens estão disputando a herança?

a)    (    ) 6

b)    (    ) 4

c)    (    ) 10

 

3)    Esse texto é ?

d)    (    ) informativo

e)    (    ) descritivo

f)     (    ) narrativo

 

4)    Qual é o título do texto? Quem é o autor?

 

5)    Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?

 

6)    Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.

 

7)    Diga como se chama e qual a função dos sinais abaixo.

a)    ? =

b)    ! =

c)    . =

d)    =

e)     =

f)     , =

 

8)    Qual sua opinião sobre a atitude do juíz? Justifique.

 

9)    Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.

 

10)     Como você pontuaria esse texto se fosse .

Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa

 

a)    Se você fosse o neto

 

b)    Se você fosse a neta

 

c)    Se você fosse Renata

 

d)    Se você fosse o filho

 

e)    Se você fosse Elisa

  

Por ACESSABER

27 comentários

diulia 20 de março - 19:37

eu sou professora do 5 ano e adorei as atividades.

Responder
Naielly 24 de maio - 14:09

Legal,já eu sou aluna só q sou do 4 mais minha sala é junta com a do 5 aí minha professora passou essa tarefa pra gente

Responder
Maria Paula Chaves Moreira 27 de abril - 18:41

PARABÉNS, ADOREI AS ATIVIDADES POSTADAS POR VCS, SOBRE PONTUAÇÃO. BJS

Responder
rosangela anacleto 17 de maio - 22:02

Não sou professora,sou mãe e amo este site, daqui eu tiro algumas atividades para reforçar os estudos do meu menino que cursa o 4º ano!E vai muito bem.

Responder
Sônia 1 de junho - 1:49

Sou professora e adorei essas atividades.
Parabéns pela criatividade e bondade de compartilhar conosco.
Felicidades!

Responder
Vera Regina de Souza 22 de julho - 17:40

muito legal ,tanto o texto quanto as atividades.

Responder
Vera Regina de Souza 22 de julho - 17:41

muito legal,tanto o texto quanto as atividades

Responder
Barbara Maysa 20 de setembro - 14:43

ótimo

Responder
ana victorya 29 de novembro - 21:56

legal gostei me ajudou mt

Responder
Priscila Ferreira 24 de abril - 20:45

Gostei das atividades, obrigada me ajudou muito. Valeu!!!

Responder
Queli 10 de agosto - 11:08

Conheço este texto por ” O testamento” adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite.Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.
E atualmente em Português: linguagens (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães), 5ª edição,SP, 2009, p.169.
Parabéns pela iniciativa!

Responder
acessaber 11 de agosto - 9:44

Olá Queli, agradecemos muito. Já atualizamos no Post, os devidos créditos do texto.

Responder
amanda 30 de setembro - 13:48

aprendi, muito obrigada

Responder
Alê Florzinha 27 de outubro - 18:31

Amei as atividades,estão de parabéns.

Responder
Celiane 10 de novembro - 15:32

Muito bom a atividade. Mas melhor ainda seria com as respostas

Responder
Graça Silva 11 de março - 20:59

Sou professora do 5° ano e adorei todas as atividades e no dia do planejamento passei o site para minhas colegas de trabalho e o resultado foi positivo…2S2S2S2S!!!

Responder
acessaber 11 de março - 21:16

Olá Graça, obrigada por divulgar o site, ficamos realmente felizes S2

Responder
whushudgewgfhdfad 8 de abril - 19:23

não achei nada !

Responder
Eliane Eugênio Lopes 8 de maio - 18:13

Adorei suas atividades, vai de encontro as minhas necessidades, gostaria que me enviasse as respostas . Obrigada pela atenção

Responder
maria das gracas jorge 29 de junho - 23:01

Adorei as atividades,vcs estao de parabéns,voltarei mais vezes para consultas.Obrigada pela atenção.

Responder
julia roberta dos reis miranda 12 de junho - 12:04

eu sou professora e adorei essa atividades eu recomendo para todos eu gostei e meus alunos tamben amei obg pela a atençao

Responder
pedro henrique de camargo miranda 25 de abril - 15:51

que professora você em nossa escrevendo também com n meu deus

Responder
pedro henrique de camargo miranda 25 de abril - 15:52

professora de português você não pode ser

Responder
Patricia de Monica Conceição 4 de agosto - 14:24

Muito boa a atividade!!! Obrigada por compartilhar, os alunos adoraram!!!

Responder
Carol Riva 8 de agosto - 14:39

No texto:A herança,no:Deixo meus bens a minha irmã.
Não seria um ponto final ao invez de ser o sinal de interrogação?
Aluna 5º ano A Sesi.

Responder
kaike 6 de janeiro - 23:44

adorei muito você e 10.

Responder
assis 30 de maio - 21:41

texto muito bom e dinâmico

Responder

Deixe um Comentário