Início Série7º ano Avaliação de português – Declaração Universal dos direitos Humanos – 7º ano

Avaliação de português – Declaração Universal dos direitos Humanos – 7º ano

por Rosiane Fernandes

    Avaliação de Língua Portuguesa voltada para estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, contendo trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tipos de sujeito, verbo no modo imperativo e análise de tirinha.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia o texto e responda às questões a seguir.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

    A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. Fragmento adaptado.

Artigo 1º

   Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

 Artigo 2º

   Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

   Não será tampouco feita qualquer distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3º

   Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4º

   Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Artigo 5º

   Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. (…)

                                                                                                                                disponível em:httpp://www.direitoshumanos.usp.br

 

Questões

01) Esse texto tem a função de:

a) informar sobre os direitos de alguns cidadãos.

b) mostrar que a maioria da população brasileira é beneficiada por uma lei.

c) orientar as pessoas quanto aos seus direitos.

d) defender alguns direitos, mesmo que não sejam essenciais ao ser humano.

e) revelar às pessoas o direito que algumas delas possuem.

 

02)A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” é um documento que objetiva:

a) estabelecer que todos os seres humanos tenham os mesmos direitos.

b) esclarecer sobre o preconceito racial e religioso no mundo.

c) organizar as leis econômicas, sociais e culturais do Brasil.

d) garantir os direitos dos cidadãos brasileiros, apenas.

e) estabelecer os diferentes tratamentos para cada pessoa, universalmente.

 

03) Em – “A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos…” – temos, respectivamente:

a) sujeito oculto e predicado verbal.

b) sujeito composto e predicado verbal.

c) sujeito composto e predicado nominal.

d) sujeito simples e predicado nominal.

e) sujeito simples e predicado verbal.

 

Leia o cartaz a seguir e responda às questões abaixo:

04) As formas verbais – “Disque” e “Denuncie” – apontam:

a) orientação, fato possível.

b) fato duvidoso.

c) convite aos leitores do cartaz.

d) ordem, conselho ou pedido.

e) fato duvidoso e conselho.

 

Leia o texto a seguir e responda às questões.

05) No segundo quadrinho, Chico Bento diz “Hum… Zé da Roça!”. A palavra “Hum” indica:

a) irritação.

b) dúvida.

c) raiva.

d) curiosidade.

e) medo.

 

06)Na fala: “tem creme pras mão?” fica implícito que a personagem:

a)quer comprar creme, porque está com as mãos ásperas.

b)está comprando creme para a mãe.

c)entendeu que sua mão está seja, porque Chico Bento a confundiu com Zé da roça.

d)entendeu que Chico Bento gosta de mãos macias.

e)Nenhuma das alternativas anteriores.

 

07) Em relação à tirinha, assinale a única alternativa incorreta.

a) Há presença de elementos cinéticos em todos os quadrinhos.

b) Na história, temos linguagem verbal e não verbal.

c) É possível identificar as características físicas das personagens.

d) Zé da Roça participa da história.

e) Participam da história três diferentes personagens.

 

08) Esse texto é engraçado, porque:

a) a menina é confundida com um menino.

b) apresenta características da menina.

c) apresenta a brincadeira do “Adivinha quem é”.

d) a vendedora não entende o que a menina quer comprar.

e) Chico Bento ficou irritado, por não descobrir quem estava tapando seus olhos.

 

Por Rosiane Fernandes
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

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