Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano. O texto utilizado nesta interpretação é “A aranha e as uvas”.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo do Word, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A aranha e as uvas – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A aranha e as uvas – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A aranha e as uvas – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A ARANHA E AS UVAS.
A ARANHA ESTAVA À PROCURA DE UM LOCAL PARA MORAR, MAS DESEJAVA QUE ESSE LUGAR TAMBÉM LHE OFERECESSE ALIMENTAÇÃO FARTA. POR ISSO ELA PROCUROU AQUI E ALI, PRESTANDO ATENÇÃO PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS ONDE MOSCAS E INSETOS SE MOVIMENTAVAM EM MAIOR QUANTIDADE, ATÉ NOTAR QUE ISSO ACONTECIA EM UMA PARREIRA DE UVAS, EM TORNO DOS CACHOS MADUROS. NESSA HORA ELA DISSE PARA SI MESMA:
– JÁ SEI O QUE VOU FAZER.
ENTÃO A ARANHA SUBIU AO ALTO DA PARREIRA, PROCUROU UM CACHO GRANDE E BONITO, E SE INSTALOU DA MELHOR FORMA QUE PODE ENTRE AS UVAS, À ESPERA QUE AS MOSCAS E OS MOSQUITOS SE APROXIMASSEM DELAS EM BUSCA DE ALIMENTO, PARA ENTÃO PODER PEGÁ-LOS. E ASSIM FICOU FAZENDO COM SUCESSO POR ALGUM TEMPO, POIS NENHUMA DAS PRESAS QUE CAÇAVA PODERIA TER SUSPEITADO QUE UMA PREDADORA GULOSA ESTIVESSE ALI, AGUARDANDO A MELHOR OPORTUNIDADE PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA.
MAS COMO TUDO NESSA VIDA TEM COMEÇO, MEIO E FIM, A ÉPOCA DA COLHEITA CHEGOU, OS CACHOS DE UVAS FORAM APANHADOS PELO FAZENDEIRO, LEVADOS PARA A VINICULTURA, JOGADOS DENTRO DE UM TACHO E ESPREMIDOS ATÉ A ÚLTIMA GOTA. ENTRE ELES O QUE ESCONDIA A ARANHA, QUE DESSA FORMA ACABOU MORRENDO DENTRO DA ARMADILHA PREPARADA POR ELA PARA CAPTURAR OS INSETOS QUE LHE SERVIAM DE ALIMENTO.
MORAL DA HISTÓRIA: O FEITIÇO QUASE SEMPRE VIRA CONTRA O FEITICEIRO.
BASEADO EM UMA FÁBULA DE LEONARDO DA VINCI
COMPREENSÃO DO TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2) QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?
R.:
3) EM QUE O TEXTO É BASEADO?
R.:
4) QUAL É O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?
R.:
5) ONDE SE PASSA ESTA HISTÓRIA?
R.:
6) O QUE A PERSONAGEM PRINCIPAL ESTAVA PROCURANDO? ELA CONSEGUIU?
R.:
7) EXPLIQUE A MORAL DA HISTÓRIA COM SUAS PALAVRAS.
R.:
8) O TEXTO TEM QUATRO PALAVRAS GRIFADAS, PROCURE EM UM DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS E REGISTRE ABAIXO:
9) CIRCULE OS VERBOS PRESENTES NO TEXTO.
10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA IMAGEM.
12 comentários
materiais muito bem elaboraddos
Excelente conteúdo muito bem elaborados.
Excelente conteúdos, muito bem elaborados.
Parabénssss!Amei as atividades muito bem elaboradas principalmente a interpretação textual é muito bom ter um suposte desse!Obrigadaaa!
Adorei o conteúdo.São bem elaborados e bem fácil de entender.
Muito bom com todo conteudo que é trabalhado em sala de aula!!Parabéns!!
Excelente trabalho, parabéns!
Muito bom !! Não sou professora sou uma mãe que estq tentando ajudar o filho a estudar esse site ta me ajudando obrigada !!!
Ótimas atividades, muito bem elaboradas.Parabéns!!!
ótima atividade parabens
Muito bem otimo texto
Muito bom!!! adoro trabalhar estes textos com meus alunos.