Atividade de interpretação de texto, para alunos do quinto ano do ensino fundamental, trata-se da leitura de um texto seguido de cinco questões em que o aluno deverá escolher uma das alternativas propostas como verdadeira. No fim, há um espaço para que o aluno desenhe baseado na história. Será o momento de ele soltar a criatividade se já tiver concluído as outras questões! Bom trabalho, professor! 😉 😉 🙂
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O gato e os camundongos – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O gato e os camundongos – 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O gato e os camundongos – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia a história e responda às perguntas sobre o que acabou de ler! Você terá que escolher somente uma resposta para cada questão! Boa sorte !
O gato e os camundongos
Um gato que, enfraquecido pela idade e, por isso, já sem condições de caçar camundongos, pensou num modo de atraí-los ao alcance de suas patas. Para tanto, pendurou-se pelas pernas traseiras em uma pequena estaca, achando que os camundongos o tomariam por uma sacola ou, no mínimo, por um gato morto, dele arriscando aproximar-se. O primeiro camundongo que apareceu para dar uma olhada foi suficientemente prudente para se manter à distância: ─ Vi muitas sacolas na minha vida ─ sussurrou ele a um amigo ─, mas nenhuma com cabeça de gato!
O outro camundongo, por sua parte, disse ao gato:
─ Fique pendurado aí o tempo que quiser, mas eu é que não vou chegar perto. Você não é esperto o bastante para nós.
(https://grupocjc.wordpress.com/2009/12/23/o-gato-e-os-camundongos/)
Questões
1) Quais são todos os animais desta história?
a) um gato.
b) uns gatos.
c) uns camundongos.
d) uns gatos e o camundongo.
e) um gato e os camundongos.
2) Qual outra palavra que também significa “camundongos”?
a) gatos.
b) cachorros.
c) ratos.
d) patos.
e) cobras.
3) No trecho da história, “O primeiro camundongo que apareceu para dar uma olhada foi suficientemente prudente para se manter à distância”, a palavra em destaque tem o mesmo sentido de:
a) preguiçoso.
b) veloz.
c) lento.
d) cuidadoso.
e) alegre.
4) No trecho da história, “(…) para se manter à distância”, a expressão destacada significa:
a) para se manter bem perto.
b) para se manter longe.
c) para se manter feliz.
d) para se manter parado.
e) para se manter triste.
5) Ao ler toda a história, podemos concluir que:
a) o gato pegou os camundongos.
b) pelo menos um dos camundongos não conseguiu fugir do gato.
c) os camundongos prenderam o gato.
d) o gato não conseguiu enganar os camundongos.
e) o gato no fim da história conseguiu pegar os camundongos.
6) VAMOS DESENHAR? Se você já terminou de responder a todas as questões, faça um desenho bem legal nesse espaço abaixo! Divirta-se! Pode desenhar imaginando a história que acabou de ler, pode desenhar um gato e os camundongos! Boa diversão!
Observação: Na folha em anexo, há espaço para o aluno fazer um belo desenho! Os destaques das palavras das questões 4 e 5 estão bonitinhas nos anexos também. 🙂
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.