Avaliação de Português, indicada para estudantes do sexto ano do ensino fundamental, com atividades de leitura e interpretação de narrativa de aventura e exercícios sobre advérbios.
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- Gabarito: Avaliação de português: Advérbios – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Avaliação de Língua Portuguesa
1) Faça a leitura das tirinhas abaixo, em seguida, classifique os advérbios grifados de acordo com o seguinte código:
Atenção faça a classificação dos advérbios na caixa de texto ao lado de cada tirinha.
A = advérbio de lugar
B = advérbio de tempo
C = advérbio de modo
D = advérbio de negação
E = advérbio de intensidade
F = advérbio de afirmação
Texto para as questões de 2 a 9
A criatura
A tempestade tornava a noite ainda mais escura e assustadora. Raios riscavam o céu de chumbo e a luz azulada dos relâmpagos iluminava o vale solitário, penetrando entre as árvores da floresta espessa. Os trovões retumbavam como súbitos tiros de canhão, interrompendo o silêncio do cenário […]. Alimentadas pela chuva insistente, as águas do rio começavam a subir e a invadir as margens, carregando tudo o que encontravam no caminho. Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza, enquanto o rio se misturava ao resto como se tudo fosse uma coisa só. Mas algo… ou alguém… ainda resistia. Agarrado desesperadamente a um tronco grosso que as águas levavam rio abaixo, um garoto exausto e ferido lutava para se manter consciente e ter alguma chance de sobreviver. Volta e meia seus braços escorregavam e ele quase afundava, mas logo ganhava novas forças, erguia a cabeça e tentava inutilmente dirigir o tronco para uma das margens. De repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a ouvir um barulho inquietante, que ficava mais e mais próximo. Uma fumaça esquisita se erguia à frente, e ele então compreendeu: era uma cachoeira! […] um pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante, que seguiu seu caminho até a beira do precipício e nele mergulhou descontrolado. A tempestade prosseguia e cegava o garoto, o rio continuava seu curso feroz e a cachoeira rosnava bem perto de onde ele estava. De repente, percebeu que a distância entre uma das margens e o galho em que se pendurava talvez pudesse ser vencida com um pulo. Deu um jeito de se livrar da camisa molhada, que colava em seu corpo e tolhia seus movimentos. Respirou fundo para tomar coragem. Se errasse o pulo, seria engolido pela queda d’água… mas, se acertasse, estaria a salvo. Viu que não tinha outra saída e resolveu tentar. Tomou impulso e […]conseguiu alcançar a margem. […] Ficou de pé meio vacilante e examinou o lugar em torno, tentando decidir para que lado ir. Foi quando ouviu um rugido horrível, que parecia vir de bem perto. Correu para o lado oposto, mas não foi longe. Logo se viu encurralado em frente a um penhasco gigantesco, que barrava sua passagem. O rugido se aproximava cada vez mais. Estava sem saída. De um lado, o penhasco intransponível; de outro, uma fera esfomeada que o cercava pronta para atacar. Então, viu um buraco no paredão de pedra e se meteu dentro dele com rapidez. A fera o seguiu até a entrada da caverna, mas foi surpreendida. Com uma pedra grande que achou na porta da gruta, o garoto golpeou a cabeça do animal com toda a força que pôde e a fera cambaleou até cair, desacordada. Já fora da caverna, ele examinou o penhasco que teria que atravessar antes que o bicho voltasse a si. […] Foi quando uma águia enorme passou voando bem baixo e o garoto a agarrou pelos pés, alçando voo com ela. Vendo-se no ar, olhou para baixo, horrorizado. Se caísse, não ia sobrar pedaço. Segurou com firmeza as compridas garras do pássaro e atravessou para o outro lado do penhasco. O outro lado tinha um cenário muito diferente. Para começar, era dia, e o sol brilhava num céu sem nuvens sobre uma pista de corrida cheia de obstáculos, onde se posicionavam motocicletas devidamente montadas por pilotos de macacão e capacete, em posição de largada. Apenas em uma das motos não havia ninguém. A águia deu um voo rasante sobre a pista, e o garoto se soltou quando ela passava bem em cima da moto desocupada. Assim que ele caiu montado, foi dado o sinal de largada. As motos aceleraram ruidosamente e partiram em disparada, enfrentando obstáculos como rampas, buracos e lamaçais. O páreo era duro, mas a motocicleta do garoto era uma das mais velozes. Logo tomou a dianteira, seguida de perto por uma moto preta reluzente, conduzida por um piloto de aparência soturna. […]Inclinando o corpo um pouco mais, o garoto conseguiu acelerar sua moto e aumentou a distância entre ele e o segundo colocado. Mas o piloto misterioso tinha uma carta na manga: num golpe rápido, fez sua moto chegar por trás e, com um movimento preciso, deu uma espécie de rasteira na moto do garoto. A motocicleta derrapou e caiu, rolando estrondosamente pelo chão da pista e levantando uma nuvem de poeira. O garoto rolou com ela e ambos se chocaram com violência contra uma montanha de terra, um dos últimos obstáculos antes da chegada.A moto negra ganhou a corrida, sob os aplausos da multidão excitada, e o garoto ficou desmaiado no chão. Com um sorriso vitorioso, Eugênio viu aparecer na tela as palavras FIM DE JOGO. Soltou o joystick e limpou na bermuda o suor da mão. […]
Laura Bergallo. A criatura. São Paulo: SM, 2005. p. 37-44. LEITURA 2 Romance de aventura
2) Podemos classificar esse texto como:
a) ( ) uma narrativa de ficção
b) ( ) uma narrativa de aventura
c) ( ) uma descrição
d) ( ) um conto
3) O personagem principal da história a quem também chamamos de protagonista é quem vivencia muitas aventuras. Em sua opinião, quem é o protagonista do texto acima? Explique.
4) Qual é o foco narrativo apresentado no texto?
a) ( ) primeira pessoa
b) ( ) terceira pessoa
5) Observe o trecho extraído do texto:” Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante, que seguiu seu caminho até a beira do precipício e nele mergulhou descontrolado…” Esse trecho apresenta narrador:
a) ( ) personagem
b) ( ) observador
6) O texto apresenta dois cenários diferentes. Abaixo escreva (A) para descrições que representam o primeiro cenário e (B) para descrições que representam o segundo cenário. (1,0)
( ) O piloto misterioso.
( ) A tempestade tornava a noite ainda mais escura e assustadora.
( ) O sol brilhava.
( ) Raios iluminavam os céu e a luz do relâmpago iluminava o vale.
( ) garoto exausto e ferido lutava para se manter consciente.
( ) As motos enfrentavam obstáculos.
7) Classifique os advérbios destacados nos trechos abaixo.
a) ”Apenas em uma das motos não havia ninguém.”
( ) advérbio de modo
( ) advérbio de negação
b) ” A tempestade tornava a noite ainda mais escura e assustadora.”
( ) advérbio de modo
( ) advérbio de intensidade
c) “Agarrado desesperadamente a um tronco grosso.”
( ) advérbio de modo
( ) advérbio de intensidade
d) ” As motos aceleraram ruidosamente.”
( ) advérbio de modo
( ) advérbio de intensidade
8) Observe os trechos abaixo:
I.“De repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a ouvir um barulho inquietante.” Nesse trecho a palavra de repente é uma locução adverbial
II.” A motocicleta derrapou e caiu, rolando estrondosamente pelo chão.” Nesse trecho temos o advérbio de modo estrondosamente.
III.” Logo tomou a dianteira.” Nesse trecho a palavra logo é um advérbio de tempo.
Assinale a alternativa correta:
a) ( )Todas as alternativas estão corretas.
b) ( )Somente a alternativa I está correta.
c) ( ) Somente a alternativa II está correta.
d) ( ) Somente a alternativa III está correta.
9) Descreva o desfecho, ou seja, o fim da narrativa “ A criatura”.
10) Agora é sua vez de escrever uma narrativa de aventura. Eu já iniciei o texto você deverá continuá-la e dar um final surpreendente. Não esqueça do título. Seu texto deverá conter de 15 a 20 linhas.
Em uma pequena ilha morava um menino muito inteligente que gostava de viver aventuras. Todos os dias ele e seus amigos ________, ________, ______ saiam pela ilha em busca de aventuras. Certo dia…
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras
4 comentários
Não conhecia este site, mas gostei muito. Achei maravilhoso.
obrigado por compatilhar conosco suas atividades. Amei.
Obrigado por compatilhar conosco suas atividades. Amei
Oi Rosineide, fico feliz que você gostou. Toda semana tem novidades. Não deixe de conferir. Abraço.