Início Relatórios e Fichas Plano de aula de português – 1º ano do ensino médio

Plano de aula de português – 1º ano do ensino médio

por Rosiane Fernandes

    Plano de aula de Português, direcionado a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, para estudo dos temas: conotação e denotação, ortoépia, metafonia e prosódia,  fonema e letra , encontro vocálico e consonantal,gêneros literários , metrificação e versificação  , análise literária ; Estilo individual e Estilo de Época , Literatura e outras artes.

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do word e pronto para impressão em PDF.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                DATA:

PROF:                                                    TURMA:

NOME:     

Plano de Aula de Português

Nome do Professor:   

 

Disciplina: Língua Portuguesa

 

Período:  

 

Ano Referência:

 

Etapa Ensino: Ensino Médio

 

Ano/Fase/Modulo:  1º  Ano              Turmas:                 Turno:

 

Quantidade de aulas: 13                           

 

Conteúdos: 

ORALIDADE

Variações linguísticas

Relato de opiniões, conhecimento por meio de argumentos verbais

Manutenção de um ponto de vista ao longo da fala

PRÁTICA DE LEITURA

Análise e reflexão das dificuldades da língua em textos orais e escritos

– significação vocabular, denotação e conotação, ideias primárias e secundárias, informações implícitas, explícitas e ambíguas, subentendidos, coerência textual, coesão referencial, coesão sequencial.

Tipos de discurso.

– verbos dicendi, discurso direto, discurso indireto.

PRODUÇÃO DE TEXTO

Leitura e elaboração de textos, cujos gêneros estejam ligados à narração, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as  aracterísticas dos gêneros propostos.

– narrativas de aventura, de ficção científica, de enigma, de mitos e outros

Estrutura textual, finalidade, intencionalidade, tipo de linguagem, papéis dos interlocutores e princípios organizacionais das tipologias.

Gêneros textuais- elementos estruturais, marcas gramaticais e lexicais na composição dos diferentes gêneros e intertextualidades.

Coerência e coesão textual.

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA –

Conotação e Denotação – acervo pessoal da professora  –  1 aula

Ortoépia, metafonia e prosódia – acervo pessoal:  -2 aulas –

Fonema e letra , encontro vocálico e consonantal –  Acervo pessoal da professora.

Gêneros Literários ,metrificação e versificação – Livro Novas palavras – páginas  e acervo pessoal da professora-24 a 39- 3 aulas

Análise Literária , Estilo individual e Estilo de Época , Literatura e outras artes – Livro Novas Palavras- páginas 9 a 19 – 2 aulas

Avaliação Bimestral – 1 aula

 

Habilidades:

Entender o texto literário como um conjunto de códigos artísticos historicamente elaborados, que se referem à esfera das ligações inter e extratextuais.

Reconhecer a plurissignificação da linguagem.

Identificar texto literário.

Comparar textos literários e analisar aspectos formais e temáticos.

Identificar a intertextualidade.

Entender o texto literário como essencialmente interdisciplinar.

Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integrada à organização do mundo e à própria identidade.

Reconhecer a necessidade de dominar a norma padrão, que representa a variedade linguística, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes.

Reconhecer a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas.

Perceber o preconceito linguístico existente em relação ao emudecimento de seus usuários.

Perceber a intencionalidade implícita nos discursos orais.

Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.

Utilizar a linguagem oral em situações que exijam preparação prévia, maior grau de formalidade, manutenção do ponto de vista ao longo da fala, procedimentos de negociação de acordos.

Analisar recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores, participantes da criação das ideias e escolhas, tecnologias disponíveis).·Reconhecer o significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não linguísticos, como gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação, na linguagem oral.

Expressar-se oralmente preocupando-se com o interlocutor e com o maior ou menor nível de formalidade nas diferentes formas de expressão.

Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

Compreender o sistema fonético e fonológico.

Empregar as normas ortográficas vigentes.

Utilizar os sinais de pontuação na organização de textos.

Empregar, adequadamente, o sistema de acentuação prosódica e acentuação gráfica.

Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

Estabelecer relações estéticas e de mútua iluminação conceitual entre a literatura e outras formas de arte artes e suportes materiais de produção, como o cinema, as artes plásticas, a arquitetura dentre outros.

Entender a literatura como manifestação cultural e, por isso, permear o ensino de literatura no diálogo com outras artes, apresentando a diversidade da literatura produzida em Língua Portuguesa e a Literatura sul-mato-grossense e suas fontes.

 

Metodologia:

Os conteúdos sobre conotação e denotação serão trabalhados através das músicas: Dois rios do grupo Skank e Choram as rosas da dupla Bruno e Marrone. Os estudantes serão levados a compreender as diferenças das duas linguagens com análises das canções que serão projetadas em vídeos para audição e interpretação . Após eles deverão desenvolver atividades  que serão registradas na lousa sobre o tema estudado , em seguida  a correção será oralmente.Para complementação do tema os estudantes deverão desenvolver atividades extraídas do site: http://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-denotacao-e-conotacao-1o-ano-do-ensino-medio/  – a  mesma  consiste em análise da música Certas Coisas do cantor Lulu Santos e análise de capa de revista. A correção das atividades será na lousa.

Os  conteúdos sobre ortoépia, metafonia e prosódia serão registrados na lousa, uma vez que os mesmos não constam no livro didático do aluno. Após explicação, a professora irá registrar exercícios na lousa e a correção será com a participação dos estudantes.

A professora levará uma apresentação no  power point (elaborado pela professora)  para explicação dos  conteúdos  fonema e letra , encontro vocálico e consonantal . E após explicações, os estudantes deverão desenvolver atividades sobre o tema estudado. As mesmas serão entregues em cópias e eles deverão colá-las nos cadernos. A correção será oralmente.

Gêneros Literários ,metrificação e versificação serão estudados através de slides explicativos que tratam da diferenciação de cada gênero e traz exemplos como: música Garganta da cantora Ana Carolina, faz menção de obras literárias de escritores renomados como: Clarice Lispector e Machado de Assis (pesquisar no google: gênero literário lírico e épico ppt – primeiro item) Após os estudantes deverão desenvolver atividades  que serão entregues em cópias,estas deverão ser coladas nos cadernos. A correção será oralmente.

Análise Literária , Estilo individual e Estilo de Época , Literatura e outras artes serão estudadas com a utilização do livro didático. Essas atividades consistem no estudo de imagens e poemas. Após a explicação da professora os estudantes deverão responder  nos cadernos, as questões sugeridas no livro com mediação da professora. A correção das atividades será na lousa.

Avaliação Bimestral com 10 questões de múltipla escolha sem consulta.

Avaliação de aprendizagem:

Avaliação do desempenho e participação com vistos nos cadernos. Avaliação dos deveres de casa e da participação dialógica dos estudantes durante as aulas.

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

 

6 comentários

Camila Aleixo 11 de abril - 12:33

Não encontrei as resposta???

Responder
Romilda Oliveira Santos 13 de abril - 20:03

Gostei muito deste plano de aula, claro e muito interessante.

Responder
Rosiane Fernandes Silva 13 de abril - 21:56

Obrigada.

Responder
Ivana de Lara 3 de abril - 12:18

Gostei do plano de aula,mas acredito que poderia ser mais detalhado e menos complexo.

Responder
Dina 7 de junho - 21:04

plano de aula

Responder
valeria 23 de abril - 14:11

gostei muito desse plano de aula,bem elaborado,parabens

Responder

Deixe um Comentário