Projeto interdisciplinar que visa: propiciar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e proficiência tecnológica dos estudantes e utilizar a internet e as redes sociais como ponte para o avanço positivo no processo ensino-aprendizagem. Este projeto poderá ser desenvolvido em todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Projeto: “Multimídia na escola”
Responsável pelo projeto:
Período: Anual.
Público Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
1.Justificativa
Nos dias atuais a internet e as redes sociais são fundamentais na vida das pessoas, pois muitas ações que praticamos no dia a dia estão relacionadas com o uso de um computador , um celular, um tablet, uma impressora, uma câmara digital , etc.
As redes sociais além de entreterem, funcionam como ferramenta de interação e de auxílio ao trabalho de muitos profissionais, seja da área da educação, da saúde, um vendedor em uma loja de cosméticos ou de roupas, uma farmácia, enfim, hoje é impossível viver sem tecnologia .
Portanto utilizar a internet e as redes sociais para melhoria do ensino aprendizagem é primordial na educação, pois elas favorecem o contato entre professor- estudante aproximando-os e tornando a convivência entre ambos mais amigável , fator que propicia a comunicação. Além de favorecer ao professor a possibilidade de conhecer melhor seus alunos e assim traçar estratégias eficazes que visam a melhoria e a qualidade do ensino.
2.Objetivo Geral
Contribuir com a interação professor- aluno;
Propiciar o desenvolvimento das habilidades de comunicação e proficiência tecnológica dos estudantes;
Utilizar a internet e as redes sociais como ponte para o avanço positivo no processo ensino-aprendizagem.
Objetivos Específicos
– Confrontar opiniões e pontos de vistas as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
– Produzir textos com características tipológicas variadas, utilizando ferramentas tecnológicas.
– Ler e interpretar diversidades de gêneros textuais, analisando as diferenças inerentes as suas estruturas.
– Compartilhar materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar, pelas redes sociais mais utilizadas pelos estudantes.
3.Metodologia
Utilização dos grupos compartilhados entre estudantes-professor, para indicação de links interessantes ou páginas de instituições que possam auxiliar os estudantes em seus estudos.
Utilização dos grupos do whatsapp e facebook como espaços de troca de informações entre professor e estudantes, tendo a professora como mediadora e orientadora das discussões propostas.
Compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar.
Promover discussões sobre temas do cotidiano com o intuito de ajudar os estudantes a desenvolverem o senso crítico.
Incitar os estudantes a se manifestarem, propondo perguntas com base em notícias vistas nas redes sociais e televisão, como forma de mantê-los na atualidade.
Utilizar ferramentas como: “Meu Calendário” e “Eventos” do facebook para lembrar os estudantes sobre as entregas de trabalhos e datas de avaliações.
Utilizar o messenger do facebook e o grupo do whatsapp para tirar dúvidas sobre os conteúdos ministrados em sala de aula.
Utilizar o grupo de Língua Portuguesa ( que deverá ser criado no facebook e/ou grupo do whatsapp) para postagens de conteúdos pertinentes aos estudados em sala de aula;
Realizar postagens de textos nos grupos de socialização de acordo com o gênero estudado para leitura, socialização, interpretação e produção.
Utilizar o blog:wwweeducativa.blogspot.com para desenvolvimento de atividades, jogos educativos, avaliações, ficha de leitura entre outros relacionadas ao conteúdo estudado em sala de aula;
Utilizar o celular( quando possível) para socialização das postagens realizadas pela professora de conteúdos pertinentes aos estudados em sala de aula.
Utilizar os computadores da unidade escolar para a realização de pesquisas para estudos dirigidos, fóruns e debates.
Postagens de arquivos e links, como artigos da disciplina de Língua Portuguesa nos grupos de estudo facebook e whatsapp.
Utilização de e-mail coletivo que será criado para postagens de trabalhos realizados em sala.
Utilizar o aplicativo “socrative student” e “socrative teacher” para postagens de trabalhos e desenvolvimento de avaliações e enquetes elaborados pela professora.
Utilizar “Scratch” para criar animações, histórias interativas ou jogos em browser sobre orientação da professora.
Utilizar o site http://geradormemes.com/criar , para gerar memes sobre os projetos permanentes da unidade escolar.
Utilizar a plataforma de aprendizagem “edmodo” para desenvolvimento de avaliações, atividades complementares, enquetes e postagens de pesquisas realizadas durante o ano letivo.
Utilizar o Google doc´s para realização de simulados e atividades avaliativas durante o ano letivo.
Ao final do projeto será entregue para a direção da unidade escolar um portfólio das ações desenvolvidas, juntamente com depoimentos dos estudantes envolvidos bem como registros sobre os avanços alcançados.
Obs: Não haverá exclusão dos alunos que estão fora das redes sociais, pois a escola possui a sala de informática. Todo material em estudo será compartilhado nos grupos do facebook, whatsapp e na plataforma edmodo.
4.Materiais Utilizados
STE, vídeos, câmera digital, Computador, pendrive, notebook, caixa de som, celulares, fone de ouvido, tablet, mouse, impressora, retroprojetor.
5.Avaliação
Os estudantes serão avaliados processualmente de forma contínua no decorrer da aplicação do projeto por meio dos relatórios, das fotos e das filmagens.
6.Fontes:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml
http://esrtrabalhofinal.wikispaces.com/4.+As+redes+sociais+no+processo+de+ensino+e+aprendizagem
7.Anexos:
Por Rosiane Fernandes Silva
As respostas estão no link acima do cabeçalho.