Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do sétimo ano do ensino fundamental, utilizando textos do gênero notícia e crônica.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Notícia e crônica – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Notícia e crônica – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Notícia e crônica – 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto e responda :
Mais de 60 mil pessoas já foram afetadas pelas fortes chuvas em MS, diz Defesa Civil
Mais de 60 mil pessoas já foram atingidas pelas fortes chuvas que estão assolando Mato Grosso do Sul. A informação é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Os prejuízos já ultrapassam R$ 117 milhões, somente para as primeiras 14 cidades que decretaram situação de emergência.
Conforme a Defesa Civil, até o momento, foram contabilizadas 43 pontes danificadas e 51 destruídas. Com relação às rodovias, são 140 danificadas e 27 interditadas. Há ainda informações de que 20 cidades decretaram situação de emergência, porém a Defesa Civil confirma 17 municípios.
Entre os casos graves atendidos pelo órgão estão as interdições de rodovias, pontes que foram levadas pela água e os desalojados após a subida dos rios Jardim, em Jardim e, Apa em Bela Vista. A Defesa Civil continua dando suporte aos municípios atingidos e aguarda a possível liberação de verba federal para as cidades atingidas.
Fonte: http://dahorabataguassu.com.br/janeirode2016
QUESTÃO 01
O texto que você leu é:
Assinale apenas uma alternativa.
(A) Uma fábula
(B) Uma notícia
(C) Uma narrativa ficcional
(D) Uma anedota
QUESTÃO 02
O tema principal tratado no texto é:
Assinale apenas uma alternativa.
(A)Mais de 60 mil pessoas já foram atingidas pelas fortes chuvas que estão destruindo MS.
(B)Apenas 60 mil pessoas já foram atingidas pelas fortes chuvas que estão assolando MS.
(C)As fortes chuvas que estão assolando MS não atingiram 60 mil pessoas.
(D)Nenhuma das alternativas apresentam o tema principal abordado no texto acima.
QUESTÃO 03
Após ler o texto acima responda:
a.O que aconteceu?
b.Com quem aconteceu o fato?
c.Quando aconteceu?
d.Onde aconteceu o fato?
e.Qual é o título do texto?
f.Qual é o tempo verbal predominante na notícia? Retire 2 ( dois)verbos do texto para comprovar sua resposta.
QUESTÃO 04
Oxítonas: ________, _________, _________, _________, _________, ________
Paroxítona:____________, ________________, ______________
Proparoxítona: _____________
QUESTÃO 05
Grife as expressões ou frases que , intercaladas entre vírgulas, acrescentam explicações ou informações a termos das frases. Circule os termos ( sujeitos das frases).
a.Michel, que mora em Bataguassu, está chegando de viagem hoje.
b.Os habitantes de Bataguassu, cidade de Mato Grosso do Sul, estão felizes com a nova praça do peixe.
c.A “ praça da roda” , área de lazer que fica localizada na cidade de Bataguassu, está sendo reformada para receber milhares de turistas no final do ano
.d.A “Praça do peixe”, que fica na cidade de Bataguassu, deverá ser visitada por inúmeras pessoas nos próximos meses.
QUESTÃO 06
A.Circule todas as preposições na música: 11 vidas do Lucas Lucco.
QUESTÃO 07
Crônica: O dia em que a caça consolou o caçador do Pacaembu
Dois alvinegros, Santos e Botafogo, faziam os grandes jogos dos anos 60. Pelé x Garrincha, fora outros gigantes dos dois timaços.
Num desses jogos, em São Paulo, os cariocas fizeram uma exibição inesquecível(…)Por que, sempre que se fazem referências aos jogos entre Botafogo e Santos daqueles tempos, só são lembradas as vitórias santistas, as goleadas de Pelé & Cia. Pois o Pacaembu estava lotado para ver mais uma.(…) O lateral-esquerdo Dalmo, do Santos, viveu uma tarde de terror. Garrincha pegava a bola e, andando, levava Dalmo até dentro da grande área, onde o zagueiro não podia fazer falta.
O Pacaembu não acreditava no que via: um ponta andar desde a intermediária até a área sem que o lateral tentasse tirar a bola, temeroso do drible desmoralizante. Até que Dalmo percebeu que tinha virado motivo de chacota dos torcedores, muitos dos quais nem santistas eram, mas que iam ao campo na certeza do espetáculo. E Dalmo resolveu bater antes de chegar à grande área. Bateu uma vez, Garrincha caiu, o árbitro marcou a falta e repreendeu o paulista. Bateu outra vez, Garrincha voltou ao chão, o árbitro marcou a falta e ameaçou Dalmo de expulsão, porque naquele tempo o cartão amarelo não existia. (…)
Eis que, como um acrobata, Garrincha levanta-se, afasta seus companheiros, bota o braço esquerdo no ombro de Dalmo e o acompanha até a descida da escada para o vestiário, que, então, ficava daquele lado.
Saíram conversando, como se Garrincha justificasse a atitude, entendesse que, para pará-lo, não havia mesmo outro jeito. O Botafogo ganhou de 3 a 0 e saiu aplaudido do estádio(…).
Crônica do jornalista Juca Kfouri
http://blogdojuca.uol.com.br/2005/12/o-dia-em-que-a-caca-consolou-o-cacador-no-pacaembu/
O texto que você leu é uma crônica. As principais características de uma crônica são:
Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( )Narrar um relato da vida cotidiana.
( )Tem poucos personagens.
( ) A linguagem deve ser na norma culta.
( )Não pode ser publicada em um jornal.
Assinale a alternativa que apresenta as letras na sequência correta:
a.V- V- F- F
b.F- F- F- V
c.V- V- F- V
d.F- V- F- F
Por Rosiane Fernandes Silva
2 comentários
Eu quero aqui parabenizar a toda equipe do Acessaber pelos belíssimos textos postados nesse site, pois está representando um grande suporte pedagógicos para o meu trabalho em sala de aula.
Sou professor de Língua Portuguesa da cidade de Ibicuí-Ba.
Parabéns a todos do Acessaber pelo trabalho e dedicação nas atividades postadas. Todas as atividades, as avaliações e textos contribuem muito em nosso trabalho.
Obrigada.