Início Avaliações Avaliação de português: Gênero bilhete – 4º ano

Avaliação de português: Gênero bilhete – 4º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de Língua Portuguesa, voltada a alunos do quarto ano do ensino fundamental, sobre o  gênero textual bilhete.

    Esta prova de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Gênero bilhete

    1.O texto acima é:

    (A)um bilhete

    (B) uma receita

    (C ) uma bula

    (D) uma notícia

 

    2.Esse tipo de  texto serve para:

   (A)Lembrar o Fábio sobre a brincadeira com o Caio.

   ( B)Lembrar o Caio sobre o passeio na casa do Fabio.

   (C ) Deixar uma mensagem curta e objetiva para pessoas próximas.

   (D)  Avisar ao Fábio que sábado ele aparece na casa do Caio.      

 

    3.Quem é o remetente do bilhete?

   (   ) Fábio                                   

   (     ) Caio                                    

    (    ) A mãe

 

    4.Quem é o destinatário do bilhete?

  (    ) Fábio                              

  (     ) Caio                                  

   (    ) A mãe

 

     5.O remetente escreveu o bilhete para:    

     (A) Perguntar quando poderia brincar com Caio.

    (B)Convidar o Caio para brincar na sua casa.      

     (  C  ) Informar porque não iria brincar na casa do Caio. 

 

      6.Retire do bilhete:

    a.uma palavra que esteja no masculino singular .

 

    b.uma palavra que esteja  no  feminino singular.

 

 

     7.Observe a frase:

    A água é gelada, ela está suja.

    a.que palavras modificaram a palavra água?

 

    b.porque a palavra suja está no feminino?

 

    8.Leia o texto:

    Rosa corta a grama de sua casa todos os sábados, com o cortador de grama que ela comprou na  loja  do senhor Pedro.  Ela corta a grama bem devagarzinho para, que ela não se espalhe demais no quintal.  Cortando a grama todos os sábados ela evita que animais peçonhentos entrem em sua casa.

    a.quem corta a grama?

 

    b.com quê?

 

   c.como?

 

   d.quando?

 

   e.para quê?

 

 

    9.Observe a definição e assinale  a alternativa correta:

   – é um objeto comprido, com uma ponta em um dos lados, feito de madeira, usado para escrever ou desenhar.

    (A)caneta.

    (B) lápis.

   (C ) grafite 07.

   (D) lápis e caneta.

 

    10.Defina as palavras abaixo dizendo o contrário:

   Alto  é aquele que não é 

   Magro é aquele que não é gordo

   Amigo  é aquele que não é inimigo 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

4 comentários

EVANEIDE SIMOES L. FREITAS 4 de dezembro - 20:48

EXCELENTE OS MODELOS DE PROVAS! OBRIGADA!

Responder
EVANEIDE SIMOES L. FREITAS 4 de dezembro - 20:52

GOSTARIA DE RECEBER SUGESTÕES DE AVALIAÇÕES DE ARTE

Responder
Graciele Mendes Moura Diniz 15 de abril - 19:01

Adoro as atividades de vocês.

Responder
Jaquicilene Ferreira da Silva Alves 5 de fevereiro - 9:38

Amei. Muito obrigada!

Responder

Deixe um Comentário