Início Série5º ano Interpretação de texto: Noz-moscada – 5º ano

Interpretação de texto: Noz-moscada – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a noz-moscada. Ao se abrir, fruto exibe semente envolta pelo macis, uma membrana usada como especiaria rara. Que tal conhecer melhor a noz-moscada? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF05LP15 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Com história milenar, noz-moscada revela coloração vermelha vibrante

Ao se abrir, fruto exibe semente envolta pelo macis, uma membrana usada como especiaria rara.

    Você já viu uma noz-moscada recém-colhida da árvore? Ao contrário da semente seca e marrom que conhecemos nas prateleiras, a noz in natura é cercada por um véu vermelho vivo que parece uma rede.

    Esse tecido fino de cor vibrante é chamado de macis, uma parte da planta que também é utilizada como especiaria e que guarda um aroma delicado, com notas que lembram canela e pimenta-do-reino.

    “Aquele vermelho que envolve a semente é, na verdade, um arilo, uma estrutura que ajuda na dispersão por animais”, explica o botânico Milton Groppo, professor da Universidade de São Paulo (USP). “É esse visual marcante que muitas vezes surpreende quem nunca viu a planta no pé.”

    Originária das Ilhas Banda, no arquipélago das Molucas (Indonésia), a noz-moscada foi por séculos um tesouro exclusivo da região. Até o século XIX, as ilhas eram a única fonte mundial da especiaria – o que a transformou em peça-chave nas rotas comerciais, disputada por portugueses, holandeses e árabes.

    “Os portugueses foram os primeiros europeus a localizar a origem da noz-moscada, no século XVI, quebrando o monopólio da República de Gênova, que atuava como intermediária”, conta Groppo.

    A moscadeira se desenvolve melhor em regiões de clima quente e úmido, como no sul da Bahia, onde há cultivo comercial. A produção começa cerca de quatro anos após o plantio e pode durar por décadas, desde que respeitadas as condições ideais de solo e clima.

    Outro detalhe interessante é que a planta é dioica: existem árvores “femininas” e “masculinas”. Apenas as femininas produzem os frutos, mas é preciso ter cerca de 10% de plantas masculinas por perto para garantir a polinização.

    Apesar de amplamente utilizada como tempero, a noz-moscada pode ser tóxica em grandes quantidades. […]

Nicolle Januzzi. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/07/16/com-historia-milenar-noz-moscada-revela-coloracao-vermelha-vibrante.ghtml>. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Segundo o texto, qual “fruto exibe semente envolta pelo macis, uma membrana usada como especiaria rara”?

 

 

Questão 2 –  O trecho “[…] a noz in natura é cercada por um véu vermelho vivo […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “[…] o que a transformou em peça-chave nas rotas comerciais […]”, o “a” retoma:

(     ) a canela.

(     ) a noz-moscada.

(     ) a pimenta-do-reino.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, a noz-moscada é originária:

(     ) da Holanda.

(     ) de Portugal.

(     ) da Indonésia.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir o vocábulo que indica uma circunstância de modo:

“A moscadeira se desenvolve melhor em regiões de clima quente e úmido […]”

 

Questão 6 – Informe a finalidade do uso das aspas no texto:

 

 

Questão 7 – Na frase “A produção começa cerca de quatro anos após o plantio e pode durar por décadas, desde que respeitadas as condições ideais de solo e clima.”, a expressão grifada:

(     ) inicia uma condição.

(     ) apresenta uma causa.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 8 – Identifique o adjetivo que exprime uma opinião no texto:

(     ) “rara”.

(     ) “vibrante”.

(     ) “interessante”.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

 

Deixe um Comentário