Início Série5º ano Interpretação de texto: Anta – ameaçada de extinção – 5º ano

Interpretação de texto: Anta – ameaçada de extinção – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a anta. Ela está ameaçada de extinção! Vamos nos informar a respeito desse fato tão preocupante? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF15LP01, EF15LP02, EF05LP15 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Anta: ameaçada de extinção

    Dividida em quatro espécies, a anta está presente em 23 países da América do Sul e Central, além da Ásia. No continente americano, possui ampla distribuição, com destaque para o Brasil. Apesar de comum no país, ela tem sofrido diversas pressões nos biomas que ainda habita.

    Hoje, a anta pode ser encontrada na Mata Atlântica, no Cerrado, no Pantanal e na Amazônia. Originalmente, também ocorria na Caatinga, mas atualmente é considerada extinta no bioma. As maiores ameaças ao animal são: desmatamento, fragmentação florestal, avanço das fronteiras agrícolas, atropelamentos em rodovias, contaminação por agrotóxicos, caça e incêndios florestais.

    Em 2005, já foi considerada extinta em 14% de sua área de distribuição, que cobria, originalmente, cerca de 13 milhões de km². No Brasil, as principais reduções foram registradas no Nordeste e no Sul, enquanto a Amazônia se tornou o local de maior esperança para a anta.

    No Cerrado e na Mata Atlântica, a situação da espécie é crítica. No primeiro bioma, sofreu declínio de aproximadamente 67% nos últimos 40 anos, de forma que 80% das populações têm baixa probabilidade de sobrevivência a longo prazo. Nas florestas atlânticas, as populações com menos de 200 indivíduos (70% do total) podem desaparecer em até 33 anos, ou seja, em até três gerações. Estima-se que os indivíduos podem diminuir pela metade nas próximas três décadas.

    Por ter ciclo reprodutivo longo, com 13 a 14 meses de gestação, e apenas um filhote por ninhada, a anta é muito vulnerável a pressões. […]

Amda. Disponível em: <https://amda.org.br/especie-da-vez/5928-anta-maior-mamifero-terrestre-da-america-do-sul-esta-ameacado-de-extincao/>. (Fragmento com adaptação). Publicado em: 19 de maio de 2020.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Apesar de comum no país, ela tem sofrido diversas pressões nos biomas que ainda habita.”

O texto refere-se à:

 

Questão 2 – De acordo com o texto, a anta “atualmente é considerada extinta”:

(     ) no Cerrado.

(     ) na Caatinga.

(     ) na Mata Atlântica.

 

Questão 3 – Quais são, segundo o texto, as principais ameaças à anta?

 

 

Questão 4 – A passagem “No Brasil, as principais reduções foram registradas no Nordeste e no Sul […]” é uma:

(     ) narração.

(     ) descrição.

(     ) argumentação.

 

Questão 5 – Na parte “No primeiro bioma, sofreu declínio de aproximadamente 67% nos últimos 40 anos […]”, o que quer dizer o vocábulo destacado?

 

 

Questão 6 – O texto revela que, na Mata Atlântica, “as populações com menos de 200 indivíduos podem desaparecer em até 33 anos”. Isso corresponde a:

(     ) 67% do total.

(     ) 70% do total.

(     ) 80% do total.

 

Questão 7 – No trecho “Estima-se que os indivíduos podem diminuir pela metade nas próximas três décadas.”, apresenta-se:

(     ) uma opinião.

(     ) uma hipótese.

(     ) um prognóstico.

 

Questão 8 – Na frase “Por ter ciclo reprodutivo longo, com 13 a 14 meses de gestação, e apenas um filhote por ninhada, a anta é muito vulnerável a pressões.”, o termo grifado:

(     ) introduz causas.

(     ) aponta condições.

(     ) indica consequências.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário