Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o glaucoma. Sabia que ele é a maior causa de cegueira irreversível do mundo? Quais são os fatores de risco? Como se prevenir dessa doença? Informe-se, lendo com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12 e EF05LP19.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Glaucoma – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Glaucoma – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Glaucoma – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Glaucoma representa a maior causa de cegueira irreversível do mundo
O diagnóstico precoce pode controlar a doença, que só se manifesta em estado avançado.
O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. A doença é resultado de um dano no nervo óptico, que ocorre em grande parte dos casos pelo aumento da pressão intraocular.
O glaucoma não apresenta sintomas na sua fase inicial, sendo uma doença silenciosa e traiçoeira. Muitas pessoas só desconfiam de que há algo errado, quando percebem a perda da visão periférica, o que se manifesta em seu estado já avançado.
A sensação é como se a pessoa enxergasse por dentro de um tubo, porque ao redor tudo está preto e só é possível ver o que está à frente, com a visão central. Por esses motivos, é importante a prevenção, que é feita de forma simples, por meio de consulta com um oftalmologista uma vez por ano.
A doença pode ocorrer em pessoas de todas as idades e raças, mas a probabilidade é maior em pessoas com mais de 45 anos, pacientes que possuem antecedentes familiares de glaucoma, pessoas negras, indivíduos com diabetes, miopia e outras doenças oculares.
O glaucoma não tem cura, mas com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, o paciente pode retardar a perda da visão periférica, controlando a doença e evitando a cegueira. Os tratamentos podem ser feitos com comprimidos, colírio, lasers ou cirurgias.
Fátima Pires. Disponível em: <https://www.rankbrasil.com.br>. Publicado em: 28 de maio de 2012.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“O diagnóstico precoce pode controlar a doença, que só se manifesta em estado avançado.”
Qual doença?
Questão 2 – O texto revela a principal causa do glaucoma na maioria dos casos. Assinale-a:
( ) diabetes.
( ) idade superior a 45 anos.
( ) aumento da pressão intraocular.
Questão 3 – O trecho “[…] sendo uma doença silenciosa e traiçoeira.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Em “[…] o que se manifesta em seu estado já avançado.”, a que o texto se refere?
Questão 5 – Observe:
“A sensação é como se a pessoa enxergasse por dentro de um tubo […]”
Nessa passagem, o vocábulo “como”:
( ) inicia uma condição.
( ) introduz um exemplo.
( ) indica uma comparação.
Questão 6 – O texto destaca a importância da prevenção do glaucoma. Identifique a forma de prevenção dessa doença:
Questão 7 – Com base no texto, pode-se afirmar que:
( ) não é possível curar o glaucoma.
( ) não é possível impedir o avanço do glaucoma.
( ) não é possível diagnosticar precocemente o glaucoma.
Questão 8 – Na parte “Os tratamentos podem ser feitos com comprimidos, colírio, lasers ou cirurgias.”, o termo grifado assinala a ideia de:
( ) soma.
( ) opção.
( ) oposição.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.