Início Série5º ano Interpretação de texto: Nuvem de areia – 5º ano

Interpretação de texto: Nuvem de areia – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Nuvem de areia”. Uma narrativa que atravessa oceanos, mapas e sonhos, revelando o poder das histórias que conectam mundos. Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP16 e EF05LP17.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Nuvem de areia”

Uma narrativa que atravessa oceanos, mapas e sonhos, revelando o poder das histórias que conectam mundos.

    Uma notícia inesperada trazida pelo vento desperta a curiosidade de um menino: uma nuvem de areia do deserto do Saara está a caminho do Brasil. Intrigado com o fenômeno, ele se pergunta como algo tão distante pode cruzar o Atlântico e chegar até sua praia.

    Movido pela imaginação e pela vontade de entender esse mistério, o menino embarca em uma jornada de descobertas. Mapas, livros e pesquisas se tornam portais para explorar o continente africano, suas paisagens, seus idiomas e suas histórias. Cada nova informação revela conexões inesperadas e alimenta sua curiosidade sobre um lugar repleto de mistérios e culturas.

    Enquanto espera a chegada da nuvem, realidade e sonho se entrelaçam. O vento transforma-se em uma ponte entre mundos, levando o menino a um encontro poético com o desconhecido e a magia das descobertas.

Autor: Otávio Júnior. Ilustradora: Anna Cunha.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788567100593/nuvem-de-areia>.

 

Questões 

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um livro.

(     ) explicar um fenômeno.

 

Questão 2 – Em “Uma narrativa que atravessa oceanos, mapas e sonhos, revelando o poder das histórias que conectam mundos.”, a que narrativa o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, qual “notícia inesperada trazida pelo vento desperta a curiosidade de um menino”?

 

 

Questão 4 – Na passagem “[…] ele se pergunta como algo tão distante […]”, o termo grifado:

(     ) retoma.

(     ) apresenta.

(     ) caracteriza.

 

Questão 5 – Na história, “o menino embarca em uma jornada de descobertas”. O que motivou o menino a embarcar nessa jornada?

 

 

Questão 6 – Na parte “Mapas, livros e pesquisas se tornam portais para explorar o continente africano […]”, o vocábulo “para”:

(     ) indica um destino.

(     ) aponta uma direção.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir a palavra empregada com sentido figurado:

“Cada nova informação revela conexões inesperadas e alimenta sua curiosidade sobre um lugar repleto de mistérios e culturas.”

 

Questão 8 – O texto revela que, na história, “enquanto espera a chegada da nuvem, realidade e sonho se entrelaçam”. Isso quer dizer que realidade e sonho:

(     ) se misturam.

(     ) se contrastam.

(     ) se desenvolvem.

 

Questão 9 – Releia:

“O vento transforma-se em uma ponte entre mundos, levando o menino a um encontro poético com o desconhecido e a magia das descobertas.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário