Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Nuvem de areia”. Uma narrativa que atravessa oceanos, mapas e sonhos, revelando o poder das histórias que conectam mundos. Vamos saber mais a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP16 e EF05LP17.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Nuvem de areia – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Nuvem de areia – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Nuvem de areia – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Nuvem de areia”
Uma narrativa que atravessa oceanos, mapas e sonhos, revelando o poder das histórias que conectam mundos.
Uma notícia inesperada trazida pelo vento desperta a curiosidade de um menino: uma nuvem de areia do deserto do Saara está a caminho do Brasil. Intrigado com o fenômeno, ele se pergunta como algo tão distante pode cruzar o Atlântico e chegar até sua praia.
Movido pela imaginação e pela vontade de entender esse mistério, o menino embarca em uma jornada de descobertas. Mapas, livros e pesquisas se tornam portais para explorar o continente africano, suas paisagens, seus idiomas e suas histórias. Cada nova informação revela conexões inesperadas e alimenta sua curiosidade sobre um lugar repleto de mistérios e culturas.
Enquanto espera a chegada da nuvem, realidade e sonho se entrelaçam. O vento transforma-se em uma ponte entre mundos, levando o menino a um encontro poético com o desconhecido e a magia das descobertas.
Autor: Otávio Júnior. Ilustradora: Anna Cunha.
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788567100593/nuvem-de-areia>.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) explicar um fenômeno.
Questão 2 – Em “Uma narrativa que atravessa oceanos, mapas e sonhos, revelando o poder das histórias que conectam mundos.”, a que narrativa o texto se refere?
Questão 3 – Segundo o texto, qual “notícia inesperada trazida pelo vento desperta a curiosidade de um menino”?
Questão 4 – Na passagem “[…] ele se pergunta como algo tão distante […]”, o termo grifado:
( ) retoma.
( ) apresenta.
( ) caracteriza.
Questão 5 – Na história, “o menino embarca em uma jornada de descobertas”. O que motivou o menino a embarcar nessa jornada?
Questão 6 – Na parte “Mapas, livros e pesquisas se tornam portais para explorar o continente africano […]”, o vocábulo “para”:
( ) indica um destino.
( ) aponta uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
Questão 7 – Sublinhe a seguir a palavra empregada com sentido figurado:
“Cada nova informação revela conexões inesperadas e alimenta sua curiosidade sobre um lugar repleto de mistérios e culturas.”
Questão 8 – O texto revela que, na história, “enquanto espera a chegada da nuvem, realidade e sonho se entrelaçam”. Isso quer dizer que realidade e sonho:
( ) se misturam.
( ) se contrastam.
( ) se desenvolvem.
Questão 9 – Releia:
“O vento transforma-se em uma ponte entre mundos, levando o menino a um encontro poético com o desconhecido e a magia das descobertas.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.