Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um suco digestivo. Ele é ideal para melhor a digestão no verão e após as festas de fim de ano. Vamos ler a receita desse suco? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Um suco digestivo – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um suco digestivo – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um suco digestivo – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Aprenda a fazer um suco digestivo
Ele é ideal para melhor a digestão no verão e após as festas de fim de ano.
Depois das datas de comilanças e o mar de gostosuras que o verão traz, é hora de cuidar do corpo, não é mesmo? O #ChegaAi preparou um suco delicioso que, além de refrescar, também ajuda na digestão e naquela sensação de inchaço. O passo a passo é simples e rápido. Confira:
Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi,
2 rodelas de gengibre,
1 metade de kiwi,
1 xícara de chá de camomila,
Meio copo de água gelada.
Modo de Preparo:
- Em um liquidificador, coloque as frutas, o gengibre, o chá de camomila e a água gelada.
- Bata bastante até ficar homogêneo.
- Se preferir, passe o líquido em uma peneira.
- Sirva em seguida.
Disponível em: <https://receitas.globo.com/regionais/eptv/aprenda-a-fazer-um-suco-digestivo.ghtml>.
(Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Qual o gênero do texto acima?
Questão 2 – Segundo o texto, quais os benefícios do suco digestivo que se ensina a fazer?
Questão 3 – A seção “Ingredientes”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Releia:
“Em um liquidificador, coloque as frutas, o gengibre, o chá de camomila e a água gelada.”
Nessa passagem, o termo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternância.
Questão 5 – De acordo com o texto, é necessário bater “até ficar homogêneo”. Em outras palavras, até ficar:
( ) uniforme.
( ) volumoso.
( ) consistente.
Questão 6 – Na parte “Se preferir, passe o líquido em uma peneira.”, o texto apresenta um passo do “Modo de Preparo” que é:
( ) opcional.
( ) obrigatório.
( ) recomendável.
Questão 7 – No trecho “Sirva em seguida.”, a expressão sublinhada foi empregada para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Identifique o adjetivo que exprime uma opinião no texto:
( ) “delicioso”.
( ) “simples”.
( ) “rápido”.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.