Início Série5º ano Interpretação de texto: Um suco digestivo – 5º ano

Interpretação de texto: Um suco digestivo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um suco digestivo. Ele é ideal para melhor a digestão no verão e após as festas de fim de ano. Vamos ler a receita desse suco? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Aprenda a fazer um suco digestivo

Ele é ideal para melhor a digestão no verão e após as festas de fim de ano.

    Depois das datas de comilanças e o mar de gostosuras que o verão traz, é hora de cuidar do corpo, não é mesmo? O #ChegaAi preparou um suco delicioso que, além de refrescar, também ajuda na digestão e naquela sensação de inchaço. O passo a passo é simples e rápido. Confira:

 

Ingredientes:

2 rodelas de abacaxi,

2 rodelas de gengibre,

1 metade de kiwi,

1 xícara de chá de camomila,

Meio copo de água gelada.

 

Modo de Preparo:

  1. Em um liquidificador, coloque as frutas, o gengibre, o chá de camomila e a água gelada.
  2. Bata bastante até ficar homogêneo.
  3. Se preferir, passe o líquido em uma peneira.
  4. Sirva em seguida.

Disponível em: <https://receitas.globo.com/regionais/eptv/aprenda-a-fazer-um-suco-digestivo.ghtml>.

(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Qual o gênero do texto acima?

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, quais os benefícios do suco digestivo que se ensina a fazer?

 

 

Questão 3 – A seção “Ingredientes”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Releia:

“Em um liquidificador, coloque as frutas, o gengibre, o chá de camomila e a água gelada.”

Nessa passagem, o termo grifado exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, é necessário bater “até ficar homogêneo”. Em outras palavras, até ficar:

(     ) uniforme.

(     ) volumoso.

(     ) consistente.

 

Questão 6 – Na parte “Se preferir, passe o líquido em uma peneira.”, o texto apresenta um passo do “Modo de Preparo” que é:

(     ) opcional.

(     ) obrigatório.

(     ) recomendável.

 

Questão 7 – No trecho “Sirva em seguida.”, a expressão sublinhada foi empregada para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Identifique o adjetivo que exprime uma opinião no texto:

(     ) “delicioso”.

(     ) “simples”.

(     ) “rápido”.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário