Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma fruta “parente” da jabuticaba. Ela é saborosa e desempenha papel importante no meio ambiente! Que fruta será essa, hein? Descubra, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP16 e EF05LP17.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Parente da jabuticaba – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Parente da jabuticaba – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Parente da jabuticaba – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Parente” da jabuticaba, grumixama ajuda a restaurar florestas e pode conservar carnes
Originária da Mata Atlântica, fruta pode ser usada em geleias, doces, sucos e licores e é vista como aliada de um futuro sustentável.
A Mata Atlântica, com sua riqueza de espécies e sabores únicos, abriga uma fruta que tem ganhado cada vez mais espaço na gastronomia sustentável e na restauração ambiental: a grumixama (Eugenia brasiliensis).
O nome, segundo o vocabulário tupi-guarani, vem de “guamichã”: “o que pega na língua”. Esse significado se dá por ser considerada bastante palatável e com sabor inigualável.
Conhecida também como cereja-brasileira, essa fruta nativa não só encanta pelo sabor, mas também por desempenhar um papel crucial na regeneração de florestas e na interação com a fauna local.
A grumixameira atrai aves e pequenos mamíferos, como macacos, que se alimentam dessas frutas e dispersam suas sementes pela floresta. Essa dispersão natural é essencial para ajudar no reflorestamento de áreas degradadas.
Suas flores brancas, parecidas com as da jabuticaba, atraem abelhas que realizam a polinização, garantindo a reprodução da planta. A árvore é ornamental e indicada para arborização urbana.
Além de nutritiva, a grumixama tem sabor marcante, o que a coloca em destaque na cozinha moderna, podendo ser usada em geleias, compotas, doces, sucos, licores, vinagres e até aguardentes.
Fernanda Machado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
Publicado em: 07 de janeiro de 2025. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] fruta pode ser usada em geleias, doces, […] e é vista como aliada de um futuro sustentável.”
Qual fruta?
Questão 2 – O fragmento “[…] com sua riqueza de espécies e sabores únicos […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – As aspas foram usadas em “o que pega na língua” para marcar:
( ) uma citação.
( ) uma informalidade.
( ) uma expressão fora de seu contexto habitual.
Questão 4 – Na passagem “[…] um papel crucial na regeneração de florestas e na interação com a fauna local.”, o termo sublinhado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – Segundo o texto, aves e pequenos mamíferos alimentam-se da grumixama e dispersam as sementes da fruta pela floresta. O que quer dizer “dispersam”?
( ) Quer dizer “espalham”.
( ) Quer dizer “carregam”.
( ) Quer dizer “escondem”.
Questão 6 – Observe:
“Suas flores brancas, parecidas com as da jabuticaba, atraem abelhas que realizam a polinização, garantindo a reprodução da planta.”
A parte destacada:
( ) dá um exemplo.
( ) levanta uma hipótese.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 7 – Identifique o trecho que contém uma opinião sobre a grumixama:
( ) “[…] bastante palatável […]”
( ) “[…] com sabor inigualável.”
( ) “[…] é ornamental […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.