Início Série5º ano Interpretação de texto: Parente da jabuticaba – 5º ano

Interpretação de texto: Parente da jabuticaba – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma fruta “parente” da jabuticaba. Ela é saborosa e desempenha papel importante no meio ambiente! Que fruta será essa, hein? Descubra, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP16  e EF05LP17.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

“Parente” da jabuticaba, grumixama ajuda a restaurar florestas e pode conservar carnes

Originária da Mata Atlântica, fruta pode ser usada em geleias, doces, sucos e licores e é vista como aliada de um futuro sustentável.

    A Mata Atlântica, com sua riqueza de espécies e sabores únicos, abriga uma fruta que tem ganhado cada vez mais espaço na gastronomia sustentável e na restauração ambiental: a grumixama (Eugenia brasiliensis).

    O nome, segundo o vocabulário tupi-guarani, vem de “guamichã”: “o que pega na língua”. Esse significado se dá por ser considerada bastante palatável e com sabor inigualável.

    Conhecida também como cereja-brasileira, essa fruta nativa não só encanta pelo sabor, mas também por desempenhar um papel crucial na regeneração de florestas e na interação com a fauna local.

    A grumixameira atrai aves e pequenos mamíferos, como macacos, que se alimentam dessas frutas e dispersam suas sementes pela floresta. Essa dispersão natural é essencial para ajudar no reflorestamento de áreas degradadas.

    Suas flores brancas, parecidas com as da jabuticaba, atraem abelhas que realizam a polinização, garantindo a reprodução da planta. A árvore é ornamental e indicada para arborização urbana.

    Além de nutritiva, a grumixama tem sabor marcante, o que a coloca em destaque na cozinha moderna, podendo ser usada em geleias, compotas, doces, sucos, licores, vinagres e até aguardentes.

Fernanda Machado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.

Publicado em: 07 de janeiro de 2025. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] fruta pode ser usada em geleias, doces, […] e é vista como aliada de um futuro sustentável.”

Qual fruta?

 

Questão 2 – O fragmento “[…] com sua riqueza de espécies e sabores únicos […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – As aspas foram usadas em “o que pega na língua” para marcar:

(     ) uma citação.

(     ) uma informalidade.

(     ) uma expressão fora de seu contexto habitual.

 

Questão 4 – Na passagem “[…] um papel crucial na regeneração de florestas e na interação com a fauna local.”, o termo sublinhado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – Segundo o texto, aves e pequenos mamíferos alimentam-se da grumixama e dispersam as sementes da fruta pela floresta. O que quer dizer “dispersam”?

(     ) Quer dizer “espalham”.

(     ) Quer dizer “carregam”.

(     ) Quer dizer “escondem”.

 

Questão 6 – Observe:

“Suas flores brancas, parecidas com as da jabuticaba, atraem abelhas que realizam a polinização, garantindo a reprodução da planta.”

A parte destacada:

(     ) dá um exemplo.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – Identifique o trecho que contém uma opinião sobre a grumixama:

(     ) “[…] bastante palatável […]”

(     ) “[…] com sabor inigualável.”

(     ) “[…] é ornamental […]”

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário