Início Série5º ano Interpretação de texto: Um salto duplo – 5º ano

Interpretação de texto: Um salto duplo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um salto duplo. A 12 mil metros de altura, americanos batem recorde em salto duplo! Vamos saber mais a respeito desse feito? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A 12 mil metros de altura, americanos batem recorde em salto duplo

Façanha épica está devidamente registrada no “Livro dos Recordes”

    Os paraquedistas norte-americanos James “Jim” Wigginton e Alex Coker escreveram os seus nomes no “Livro dos Recordes”, ao alcançarem um novo marco impressionante: o recorde mundial para o salto duplo mais alto já registrado.

    A dupla saltou de uma altura vertiginosa de 12.807 metros em 25 de maio deste ano, mas o reconhecimento oficial veio no dia 24 de outubro. Para essa façanha épica, os dois passaram meses em uma rigorosa preparação, enfrentando desafios como ventos intensos e a baixa pressão atmosférica, que poderiam ter colocado suas vidas em risco.

    O feito está muito além dos saltos duplos convencionais, normalmente realizados entre 2.500 e 4.300 metros. Para se ter uma ideia, eles saltaram de uma altura superior à de muitos voos comerciais.

    Durante a queda, Wigginton e Coker atingiram até 97,4 km/h e encararam temperaturas de até -58 °C, permanecendo em queda livre por quase dois minutos e meio.

    Curiosamente, o recorde anterior também era de Jim, que em 2019 saltou de 11.405 metros ao lado do paraquedista polonês Arkadiusz Majewski. 

    Em entrevista ao “Livro dos Recordes”, Alex Coker, parceiro de Jim nesse desafio, descreveu a sensação como “paz”, após meses de preparação detalhada e um trabalho em equipe essencial. “Esse salto específico demanda dias de planejamento e uma grande equipe para tornar tudo possível. Não existe nada igual no mundo.”, declarou.

André Nicolau. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/noticias/americanos-recorde-salto-duplo/>.

Publicado em: 31 de outubro de 2024. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Segundo o texto, “os paraquedistas norte-americanos James ‘Jim’ Wigginton e Alex Coker escreveram os seus nomes no ‘Livro dos Recordes’ […]”. Qual é o recorde deles?

 

 

Questão 2 – Quando foi registrado o recorde?

 

 

Questão 3 – No trecho “[…] os dois passaram meses em uma rigorosa preparação […]”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 4 – O texto cita desafios, enfrentados pelos dois paraquedistas durante a preparação para o salto duplo, “que poderiam ter colocado suas vidas em risco”. Identifique-os:

 

 

Questão 5 – Em “[…] eles saltaram de uma altura superior à de muitos voos comerciais.”, o texto:

(     ) dá um exemplo.

(     ) expõe uma opinião.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 6 – Na passagem “Durante a queda, Wigginton e Coker atingiram até 97,4 km/h e encararam temperaturas de até -58 °C […]”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – A parte “[…] o recorde anterior também era de Jim, que em 2019 saltou de 11.405 metros […]” é uma:

(     ) narração.

(     ) descrição.

(     ) argumentação.

 

Questão 8 – Releia:

“Esse salto específico demanda dias de planejamento e uma grande equipe para tornar tudo possível. Não existe nada igual no mundo.”

Qual paraquedista disse isso?

(     ) Alex Coker.

(     ) Jim Wigginton.

(     ) Arkadiusz Majewski. 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário