Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma espécie de arapaçu. Ela se distingue das outras por ter o bico preto e não avermelhado! Vamos conhecer melhor esse arapaçu? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma espécie de arapaçu – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma espécie de arapaçu – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma espécie de arapaçu – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O arapaçu-de-bico-torto
Ele pode ser encontrado no Brasil, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, em matas e taquarais de qualquer altitude, além de ocorrer também na Argentina e no Paraguai.
Essa espécie de arapaçu se distingue das outras por ter o bico preto e não avermelhado, que chega a medir 6 cm. Ao lado de outros arapaçus, explora ocos de árvores e bambus perfurados.
Sua dieta é geralmente baseada em insetos, mas há registro de pequenos anfíbios também. Devido ao comprimento do bico fino e curvado, a espécie tem facilidade de procurar alimento em fendas profundas, enfiando o bico longo até a testa, em ocos e fendas de galhos.
Pode ser encontrado em florestas de altitude e florestas secundárias, geralmente próximo a bambus, e nidificam em ocos de árvores. Casualmente, acompanha bandos mistos.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Ele pode ser encontrado no Brasil, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, em matas e taquarais de qualquer altitude […]”
Nessa passagem, o texto refere-se ao:
Questão 2 – Identifique os países, em que a espécie identificada acima é encontrada:
Questão 3 – No segmento “Essa espécie de arapaçu se distingue das outras por ter o bico preto e não avermelhado […]”, o texto:
( ) dá um exemplo.
( ) expressa uma opinião.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 4 – O trecho “[…] chega a medir 6 cm.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – De acordo com o texto, o arapaçu-de-bico-torto faz o ninho em:
( ) “ocos de árvores”.
( ) “fendas de galhos”.
( ) “bambus perfurados”.
Questão 6 – Observe:
“Devido ao comprimento do bico fino e curvado, a espécie tem facilidade de procurar alimento em fendas profundas […]”
A expressão destacada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 7 – O texto revela que o arapaçu-de-bico-torto alimenta-se normalmente de:
( ) insetos.
( ) pequenos anfíbios.
( ) insetos e pequenos anfíbios.
Questão 8 – Na parte “Pode ser encontrado em florestas de altitude e florestas secundárias […]”, o vocábulo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 9 – Na frase “Casualmente, acompanha bandos mistos.”, o termo sublinhado foi empregado para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.