Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Jalapão. Belo, isolado, cheio de riquezas naturais e muita história para contar: assim é o Jalapão! Vamos conhecer melhor esse lugar? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Jalapão – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Jalapão – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Jalapão – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Jalapão
Belo, isolado, cheio de riquezas naturais e muita história para contar: assim é o Jalapão, localizado no extremo leste do estado de Tocantins, na divisa com a Bahia, o Piauí e o Maranhão, grudado na Chapada de Mangabeiras. Há 350 milhões de anos, a região era fundo do mar e, hoje, tem fama de deserto – uma grande injustiça, pois, apesar das enormes dunas e dos depósitos de areia de quartzo, o Jalapão enfrenta bastante chuva de outubro a abril, e abriga água doce em nascentes, córregos, riachos, cachoeiras e depósitos subterrâneos. Vamos conhecê-lo?
Você pode nunca ter ouvido falar no Jalapão, mas essa região é habitada por humanos há pelo menos 10 mil anos. Como sabemos disso? Pelas pinturas e gravuras rupestres deixadas nas paredes da Caverna do Homem, no município de Novo Acordo. Também sabemos que o Jalapão foi lar dos índios acroás, que desapareceram no século 18 e sobre os quais, infelizmente, sabemos muito pouco.
Mais recentemente, a região foi ocupada por migrantes nordestinos e vaqueiros. Eles se mudaram para lá fugindo das secas do Nordeste, em busca de terra fértil. A maniçoba, uma árvore típica da região e que é usada na produção de látex – como as seringueiras da Amazônia –, também atraiu muita gente interessada em explorá-la para ganhar dinheiro.
Outro grupo que escolheu o Jalapão para viver foram os mumbucas, descendentes de escravos baianos que se sustentam com o plantio de mandioca, maxixe e outros produtos, além do artesanato com o belo capim-dourado, típico da região e conhecido como “ouro do Jalapão”. Atualmente, o turismo também é uma atividade econômica importante para os moradores locais.
Miguel von Behr e Catarina Chagas. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 284. Novembro de 2016.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_284.pdf>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Em “Belo, isolado, cheio de riquezas naturais […]”, há um adjetivo que exprime uma opinião sobre o Jalapão. Qual adjetivo?
( ) “Belo”.
( ) “isolado”.
( ) “naturais”.
Questão 2 – Segundo o texto, o Jalapão fica:
( ) no Piauí.
( ) na Bahia.
( ) no Tocantins.
Questão 3 – Na passagem “[…] abriga água doce em nascentes, córregos, riachos, cachoeiras e depósitos subterrâneos.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 4 – Na frase “Vamos conhecê-lo?”, o texto:
( ) faz um convite.
( ) dá uma orientação.
( ) propõe uma reflexão.
Questão 5 – O texto revela que o Jalapão “é habitado por humanos há pelo menos 10 mil anos”. Identifique o fato que comprova isso:
Questão 6 – Na parte “[…] desapareceram no século 18 e sobre os quais, infelizmente, sabemos muito pouco.”, os autores do texto referem-se:
( ) aos índios acroás.
( ) aos migrantes nordestinos e vaqueiros.
( ) aos mumbucas, descendentes de escravos baianos.
Questão 7 – Em “A maniçoba, uma árvore típica da região e que é usada na produção de látex – como as seringueiras da Amazônia […]”, o vocábulo “como” indica:
( ) uma causa.
( ) um exemplo.
( ) uma comparação.
Questão 8 – De acordo com o texto, é conhecido como o “ouro do Jalapão”:
( ) o maxixe.
( ) a mandioca.
( ) o capim-dourado.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.