Início Série5º ano Interpretação de texto: O rato e o gato – 5º ano

Interpretação de texto: O rato e o gato – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o rato e o gato. Um rato estava tranquilamente na cozinha de uma casa, saboreando queijos e doces. De repente, apareceu o gato. O que será que aconteceu, hein? Descubra, lendo o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP06 e EF35LP09.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O rato e o gato

    Um rato estava tranquilamente na cozinha de uma casa, saboreando queijos e doces. De repente, apareceu o gato.

    Foi aquela correria, até que o rato conseguisse se esconder em um armário.

    Passados alguns minutos, o rato ouviu latidos de cachorro e, então, pensou: “o cachorro chegou, o gato foi embora”.

    Saiu do armário despreocupadamente…, e foi pego de imediato pelo gato.

    – Ok, sr. gato, o senhor me pegou. Mas, antes de me matar, por favor, explique-me: eu ouvi latidos do Rex aqui ao lado desse armário… Por que o senhor não correu?

    – Não, ratinho, não foram latidos do Rex. Eu é que lati!

    – Mas como, sr. gato???

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-11-09/a-importancia-do-dominio-de-uma-segunda-lingua.htm>.

(Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o gênero do texto acima:

 

 

Questão 2 – Releia:

“Um rato estava tranquilamente na cozinha de uma casa, saboreando queijos e doces.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Na passagem “De repente, apareceu o gato.”, o texto conta:

(     ) o início da história.

(     ) a complicação da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 4 – Segundo a história, o rato achou que o gato tinha ido embora, porque:

(     ) “ouviu latidos de cachorro”.

(     ) “se passaram alguns minutos”.

(     ) “conseguiu se esconder em um armário”.

 

Questão 5 – As aspas marcam no texto o pensamento:

(     ) do rato.

(     ) do gato.

(     ) do cachorro.

 

Questão 6 – Sublinhe a seguir o termo que assinala a soma de fatos na história:

“Saiu do armário despreocupadamente…, e foi pego de imediato pelo gato.”

 

Questão 7 – Em “Mas, antes de me matar, por favor, explique-me […]”, o gato:

(     ) faz um pedido ao gato.

(     ) dá uma ordem ao gato.

(     ) pede um conselho ao gato.

 

Questão 8 – Observe:

“– Mas como, sr. gato???”

Nessa fala, o vocábulo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) aponta um exemplo.

(     ) inicia uma comparação.

 

Questão 9 – Para pegar o rato, o gato usou:

(     ) de sua força.

(     ) de sua coragem.

(     ) de sua esperteza.

 

Questão 10 – Pode-se concluir que o texto lido tem o objetivo de:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário