Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o rato e o gato. Um rato estava tranquilamente na cozinha de uma casa, saboreando queijos e doces. De repente, apareceu o gato. O que será que aconteceu, hein? Descubra, lendo o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP06 e EF35LP09.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O rato e o gato – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O rato e o gato – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O rato e o gato – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O rato e o gato
Um rato estava tranquilamente na cozinha de uma casa, saboreando queijos e doces. De repente, apareceu o gato.
Foi aquela correria, até que o rato conseguisse se esconder em um armário.
Passados alguns minutos, o rato ouviu latidos de cachorro e, então, pensou: “o cachorro chegou, o gato foi embora”.
Saiu do armário despreocupadamente…, e foi pego de imediato pelo gato.
– Ok, sr. gato, o senhor me pegou. Mas, antes de me matar, por favor, explique-me: eu ouvi latidos do Rex aqui ao lado desse armário… Por que o senhor não correu?
– Não, ratinho, não foram latidos do Rex. Eu é que lati!
– Mas como, sr. gato???
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-11-09/a-importancia-do-dominio-de-uma-segunda-lingua.htm>.
(Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Identifique o gênero do texto acima:
Questão 2 – Releia:
“Um rato estava tranquilamente na cozinha de uma casa, saboreando queijos e doces.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Na passagem “De repente, apareceu o gato.”, o texto conta:
( ) o início da história.
( ) a complicação da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 4 – Segundo a história, o rato achou que o gato tinha ido embora, porque:
( ) “ouviu latidos de cachorro”.
( ) “se passaram alguns minutos”.
( ) “conseguiu se esconder em um armário”.
Questão 5 – As aspas marcam no texto o pensamento:
( ) do rato.
( ) do gato.
( ) do cachorro.
Questão 6 – Sublinhe a seguir o termo que assinala a soma de fatos na história:
“Saiu do armário despreocupadamente…, e foi pego de imediato pelo gato.”
Questão 7 – Em “Mas, antes de me matar, por favor, explique-me […]”, o gato:
( ) faz um pedido ao gato.
( ) dá uma ordem ao gato.
( ) pede um conselho ao gato.
Questão 8 – Observe:
“– Mas como, sr. gato???”
Nessa fala, o vocábulo “como”:
( ) indica modo.
( ) aponta um exemplo.
( ) inicia uma comparação.
Questão 9 – Para pegar o rato, o gato usou:
( ) de sua força.
( ) de sua coragem.
( ) de sua esperteza.
Questão 10 – Pode-se concluir que o texto lido tem o objetivo de:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.