Início Série5º ano Interpretação de texto: Nova espécie de planta aromática – 5º ano

Interpretação de texto: Nova espécie de planta aromática – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre nova espécie de planta aromática. Ela foi descoberta na cidade de Serro, em Minas Gerais! Vamos saber mais a respeito dessa espécie? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Nova espécie de planta aromática é encontrada em Minas

Stachytarpheta meninii foi descoberta em uma expedição na Serra do Espinhaço.

    Pesquisadores descobriram uma nova espécie de planta aromática em Minas Gerais, no município de Serro, na Serra do Espinhaço. A planta vive nas proximidades Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, lar de inúmeras plantas espécies e endêmicas.

    O encontro ocorreu durante expedição do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro, liderada pelo pesquisador Pedro Henrique Cardoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A espécie recebeu o nome de Stachytarpheta meninii P.H.Cardoso, uma vez que homenageia o professor Luiz Menini Neto, coorientador de Pedro desde a graduação.

    O arbusto, que pode atingir até 1,8 metro de altura, possui folhas e ramos dotados de flores azuis pegajosas. Seu gênero compreende mais de 120 espécies, com a maioria presente no Brasil. Elas ocorrem especialmente nos cerrados e campos rupestres da Cadeia do Espinhaço e Chapada dos Veadeiros.

    Descrita no periódico científico, “Nordic Journal of Botany”, a nova espécie de planta aromática se tornou objeto de fascínio e preocupação por parte dos pesquisadores. Afinal, há apenas dois registros de coleta até o momento, um em 2019 e outro em 2023. A nova espécie já está classificada como criticamente ameaçada de extinção.

Amda. Disponível em: <https://amda.org.br/noticias/nova-especie-de-planta-aromatica/>.
Publicado em: 05 de março de 2024.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima:

  ) noticia um fato.

(     ) debate um tema.

(     ) conta uma história.

 

Questão 2 – Em “A planta vive nas proximidades Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio […]”, a que planta o texto se refere?

 

 

Questão 3 – O trecho “O encontro ocorreu durante expedição do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro […]” é:

   ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Releia:

“A espécie recebeu o nome de Stachytarpheta meninii P.H.Cardoso, uma vez que homenageia o professor Luiz Menini Neto, coorientador de Pedro desde a graduação.”

A expressão em destaque:

   ) introduz uma causa.

(     ) aponta uma condição.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 5 – Em “[…] possui folhas e ramos dotados de flores azuis pegajosas.”, o termo grifado:

(     ) avalia.

   ) caracteriza.

(     ) complementa.

 

Questão 6 – No segmento “Seu gênero compreende mais de 120 espécies, com a maioria presente no Brasil.”, a parte sublinhada indica:

   ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Na parte “Elas ocorrem especialmente nos cerrados e campos rupestres da Cadeia do Espinhaço e Chapada dos Veadeiros.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “somente”.

   ) “principalmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

 

Questão 8 – Segundo o texto, “a nova espécie de planta aromática se tornou objeto de fascínio e preocupação por parte dos pesquisadores”. Por que motivo de preocupação?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário